Cartão Futuro abre novas oportunidades para jovens aprendizes no Paraná

 Cartão Futuro abre novas oportunidades para jovens aprendizes no Paraná
MG_1127
Foto: divulgação/AEN

Uma ação para incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho e garantir a manutenção de 15 mil vagas de empregos de paranaenses de 14 a 18 anos foi lançada pelo Governo do Paraná, neste mês de dezembro. O programa Cartão Futuro Emergencial oferece ao empregador que mantiver contrato ativo com aprendizes menores de 18 anos um auxílio de 300 reais, por 90 dias.

Quem contratar novos aprendizes, mesmo que em substituição dos que tiveram o contrato encerrado na pandemia, podem receber 500 reais. Nos dois casos, os empregadores devem manter os contratos com os aprendizes por, no mínimo, mais 60 dias depois do pagamento da última parcela do auxílio. Eles também vão ficar responsáveis pelo pagamento das demais verbas salariais, assim como pelos encargos trabalhistas e previdenciários. O governador Ratinho Junior destacou que o objetivo é abrir oportunidades de primeiro emprego para os jovens.

O investimento previsto na etapa emergencial é de 20 milhões de reais para o pagamento do subsídio aos empregadores para complementar o salário dos jovens aprendizes. Os recursos são do Fundo da Infância e Adolescência, administrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O empregador deverá formalizar um Termo de Adesão, que será validado pelas 216 Agências do Trabalhador do Estado de maneira digital, via site. As vagas de aprendizagem ofertadas deverão ser abertas nas próprias agências.

Elaborado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, o programa exige um cadastro que pode ser feito pelo site www.cartaofuturo.pr.gov.br.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem