Esportes

Cascavel CR é denunciado na Justiça Desportiva do Paraná por apresentar exames falsos contra a Covid-19

 Cascavel CR é denunciado na Justiça Desportiva do Paraná por apresentar exames falsos contra a Covid-19

Foto: divulgação

A Procuradoria de Justiça Desportiva do Paraná ofereceu, no fim da tarde desta terça-feira (27), denúncia contra o Cascavel CR, pela falsificação de exames contra a Covid-19. Os exames foram apresentados pelo clube à Federação Paranaense de Futebol, momentos antes da realização da partida contra o Athlético Paranaense, na quinta-feira (22) da semana passada. A agremiação foi indiciada por descumprimento do regulamento da competição e por falsificação de documento, perante entidade desportiva.

Além do clube, a procuradoria denuncia individualmente 3 jogadores, 2 integrantes da comissão técnica, 2 dirigentes e 7 funcionários da equipe do oeste do estado. Segundo a procuradoria, o Cascavel CR apresentou 14 exames falsos contra a Covid-19, no objetivo de tentar viabilizar a realização da partida, que valia pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense.

COMPARA-EXAMES
Denúncia compara exames verdadeiros com os laudos falsos apresentados pelo clube / Foto: reprodução denúncia PJD-PR

Para dar suporte a acusação, além dos exames falsificados, a procuradoria tem a seu favor um áudio de Rosângela Aparecida Silveira, responsável pela clínica onde teriam sido realizados os exames. Na gravação ela comenta que um dos dirigentes do Cascavel CR ligou para a clínica desesperado, pedindo para que o laboratório confirmasse que os exames eram verdadeiros.

A responsável pelo laboratório disse, ainda, que suspeita que o clube possa ter apresentado exames falsos em outras partidas do campeonato estadual.

No mesmo áudio obtido pela procuradoria, a responsável pelo laboratório aponta o amadorismo no processo de falsificação dos laudos. Ela classifica como “esdruxúlas” as adulterações dos exames realizadas pela equipe cascavelense.

Se condenado, o Casvavel CR pode ter suas atividades suspensas de 180 a 720 dias, além de ser penalizado com multa que pode chegar a R$ 100 mil. O clube pode, ainda, ser excluído do Campeonato Paranaense, mediante procedimento administrativo próprio, a ser conduzido pela Federação Paranaense de Futebol. Ao apresentar exames falsos, a agremiação violou ao menos um dos artigos do Regulamento Geral de Competições da FPF (art. 117, III).

A denúncia da Procuradoria de Justiça Desportiva apresentada nesta terça-feira (27) está limitada ao âmbito do esporte, mas não está descartada uma futura responsabilização nas esferas cível e criminal.

Da mesma forma como ocorreu na justiça do esporte, uma eventual ação judicial pode ser apresentada na justiça comum, em desfavor do clube, dirigentes, funcionários e atletas, já que o caso também é investigado pela Polícia Civil do Paraná.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná x Apucarana: horário de jogo volta para às 18h30

Paraná x Apucarana: horário de jogo volta para às 18h30

Partida estava marcada inicialmente para o fim da tarde de sábado (11); entenda

Jogos do Coritiba têm mudança de horário na Série B

Jogos do Coritiba têm mudança de horário na Série B

As alterações são nas partidas contra Avaí, Guarani e Operário