Cascavel volta para bandeira vermelha e fiscalizações de medidas sanitárias são intensificadas

 Cascavel volta para bandeira vermelha e fiscalizações de medidas sanitárias são intensificadas

Foto: divulgação/Unsplash

Cascavel, no oeste do Paraná, voltou pela terceira vez para a bandeira vermelha por causa do alto risco de contágio da covdi-19 na cidade. Com a mudança, divulgada nesta quinta-feira (03), a Prefeitura vai intensificar a fiscalização dos protocolos sanitários. De acordo com a administração do município, não vai ter lockdown, mas Cascavel segue o novo decreto estadual, que proíbe a circulação de pessoas e aglomerações das 23h até as 5h. As outras duas vezes que a cidade esteve com alto risco de contaminação foram em julho e setembro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o relatório semanal da vigilância epidemiológica apresenta alta no coeficiente de incidência de casos confirmados em Cascavel. Na cidade, a incidência é maior que a do Brasil e do Paraná. O índice aumentou nas últimas três semanas, passando de 2.971,72 para 3.479,94 por 100 mil habitantes.

De acordo com a matriz de risco do município, a bandeira vermelha é válida quando a pontuação dos fatores de risco varia entre 19 e 30. Nesta quinta (03), Cascavel soma 23 pontos, que determina o distanciamento social ampliado.

A próxima bandeira é a roxa, com pontuação entre 31 e 40, que apresenta o risco muito alto de contaminação e determina a restrição máxima das atividades na cidade. A matriz de risco leva em consideração: taxa de ocupação de leitos de UTI adulto exclusivos para pacientes com a covid-19; taxa de ocupação de leitos clínicos adulto exclusivos para pacientes com a covid-19; previsão de esgotamento de leitos de UTI; variação do número de óbitos pela Covid-19 nos últimos 14 dias; coeficiente de incidência de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes; e taxa de positividade para a covid-19.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos