ParanáGeral

Casos de dengue cresceram 29% em uma semana no Paraná

Pato Branco, no sudoeste do estado, decretou situação de emergência por conta da doença

 Casos de dengue cresceram 29% em uma semana no Paraná

Foto: Pedro Ribas/AEN

A dengue causou 3 mortes no Paraná nesta semana. Ao todo, são 16.560 casos confirmados da doença no estado, e 5 mortes desde o início deste período epidemiológico, em primeiro de agosto de 2021. Entre as confirmações, 4.800 casos foram registrados na última semana, mais de ¼ do total.

O aumento no número de casos indica um cenário de iminente epidemia, segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde do Paraná, Ivana Belmonte.

A Prefeitura de Pato Branco, cidade do sudoeste paranaense, decretou situação de emergência por conta da dengue. Até a última sexta-feira, o município registrou 355 casos confirmados, sendo 99,7% contraídos na cidade. A Secretaria de Estado da Saúde vai intensificar as ações de combate à proliferação do mosquito da dengue e implementar novas medidas de controle. Para evitar a proliferação da doença é preciso impedir a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão do vírus.

Os criadouros são locais com água parada e limpa, por isso a secretaria indicou que vai aumentar ações de orientação e mutirões para eliminação de focos nos municípios. Além disso, a Saúde também vai orientar as cidades para organização do atendimento da dengue de forma centralizada em uma unidade de referência. A ideia é favorecer o acolhimento e manejo da doença de forma adequada.

A coordenadora orienta quais sintomas aparecem em quadros de dengue.

A secretaria também reforça a responsabilidade de cada cidadão em manter quintais, principalmente pneus, garrafas, vasos de plantas e outros locais e objetos sem acúmulo de água. Além disso, quem ainda mantém reservatórios utilizados durante a estiagem deve garantir que eles estejam bem fechados, assim como caixas d’água, cisternas e outros sistemas de armazenamento e captação.


Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Deste total, 8 mil toneladas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul