Casos de infarto aumentam 30% no inverno

infartoNo próximo sábado (21), às 7h51, começa o inverno, a estação mais fria do ano. Mas além do desconforto provocado pelas baixas temperaturas, esse é um período que também traz riscos à saúde bem mais preocupantes que as clássicas gripes ou as doenças respiratórias. Uma das principais causas de morte no Brasil, o infarto do miocárdio aumenta em cerca de 30% o número de casos durante o inverno por causa de problemas como a contração das veias e artérias ou as infecções bastante comuns nessa época. Quem explica é a cardiologista Aline Moraes.

Ainda segundo a médica, o estado emocional das pessoas e a baixa ingestão de líquidos durante o inverno também ajudar a justificar esse índice.

Além da predisposição genética, ou seja, da tendência que muitas pessoas têm para desenvolver doenças do coração, a idade também é um dos fatores que precisa ser considerado. Quando mais velho o indivíduo, maiores são as chances de que o infarto do miocárdio aconteça.

Por ano, morrem no Brasil aproximadamente 66 mil pessoas vítimas de infarto do miocárdio. Por isso, manter-se aquecido dentro e fora de casa faz toda a diferença, assim como beber aqueles sempre recomendados dois litros de água por dia. Outras dicas importantes são a prática de atividade física, alimentação balanceada, cuidado com o sal e o açúcar e não dispensar os momentos de lazer com os amigos e a família.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem