Cem mil paranaenses devem ser vacinados contra a Covid-19 até início de fevereiro, afirma secretário

 Cem mil paranaenses devem ser vacinados contra a Covid-19 até início de fevereiro, afirma secretário

Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz/Agência Brasil

Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz/Agência Brasil

Ao menos 100 mil paranaenses devem ser vacinados contra a Covid-19 até o início de fevereiro, segundo projeção do secretário de estado da saúde, Beto Preto. Os profissionais de saúde e indígenas de comunidades remotas serão os primeiros a serem vacinados com o imunizante produzido pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Um pedido de uso emergencial da vacina foi entregue hoje (sexta, 8) à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). O prazo para aprovação do pedido é de 10 dias corridos. Nesta primeira etapa serão dois milhões de doses disponibilizadas para todo o Brasil. Segundo o secretário Beto Preto, demais grupos prioritários como idosos e gestantes deverão ser vacinados em fevereiro.

O acordo entre o Governo Federal e a AstraZeneca prevê a disponibilização de 254 milhões de doses da vacina nos próximos meses. A distribuição será escalonada. De dois milhões de doses, em janeiro, serão mais de 59 milhões até julho.

Para vacinar o Governo do Paraná afirma que já adquiriu 11 milhões de seringas e tem o registro de preço para comprar mais 16 milhões de unidades do insumo. Além disso, foram adquiridas vinte e uma câmaras frias e 180 estão em processo de compra.

O orçamento do estado prevê 200 milhões de reais para a aquisição das vacinas e 22 milhões de reais para investimento em EPIs: entre máscaras, luvas, gorros, avental e algodão. O Governo diz ainda que já abriu o processo de aquisição de agulhas.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos