Centro de Referência Afro é inaugurado em Curitiba
Nova sede prevê fortalecer atendimento psicológico e jurídico para pessoas pretas e pardas
Foto: Divulgação
A nova sede do Centro de Referência Afro (Creafro), Enedina Alves Marques, vai ser inaugurada nesta quarta-feira (19) às 19 horas no bairro São Francisco, em Curitiba. O local vai oferecer atendimento psicológico e jurídico para pessoas pretas e pardas, além de acolher e orientar vítimas de discriminação racial.
Nesta quinta-feira (20), o Centro vai contar com uma programação especial gratuita em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. Para participar é necessário se inscrever no site do Guia Curitiba. O encontro começa às 14h, com uma aula de expressão corporal com o dançarino Kennedy Pierri. Em seguida, acontece uma oficina de percussão com o músico Diorlei Santos.
O dia encerra com show do grupo de samba de terreiro “Os Encantados”, às 16 horas. O objetivo do encontro é valorizar a cultura e a ancestralidade negra. O casarão histórico escolhido para a nova sede do Creafro foi construído durante a primeira metade do século 20. Entre 1994 e 2012, sediou o Centro Cultural Luso-Brasileiro. O imóvel foi danificado por um incêndio em 2015.
A restauração e ampliação do espaço ocorreram em 2023, como parte da iniciativa do projeto Curitiba de Volta ao Centro, realizado pela Prefeitura de Curitiba.
As inscrições podem ser feitas pelo Guia Curitiba CLIQUE AQUI
Serviço
Inauguração da nova sede do Creafro
Data: 19/11, às 19h
Local: Rua Paula Gomes, 325, São Francisco
Aulas inaugurais
Data: 20/11
14h – Expressão Corporal com Kennedy Pierri
15h – Percussão com Diorlei Santos
16h – Apresentação do grupo Os Encantados
Informações: João Ribelato com supervisão de Vanessa Fontanella






