Chuva de granizo se concentrou em 13 bairros e deixou estragos em 90 casas

 Chuva de granizo se concentrou em 13 bairros e deixou estragos em 90 casas

Foto: BandNews FM Curitiiba

WhatsApp-Image-2020-11-03-at-17 55 41
Foto: BandNews FM Curitiiba

Pelo menos 440 pessoas foram atingidas diretamente pelos estragos causados pela chuva de granizo registrada no fim da tarde de ontem (03) em Curitiba. O último boletim da Defesa Civil Municipal, divulgado às 9h de hoje (04), aponta ainda 20 quedas de árvores nas regionais Boqueirão e Tatuquara. De acordo com o relatório, até o momento não há relatos de vítimas ou de pessoas que precisaram deixar a casa por causa dos estragos. Foram feitas 90 solicitações de lonas para cobrir telhados prejudicados.

Os problemas foram concentrados em 13 bairros: Santa Cândida, Boa vista, Bairro Alto, Cajuru, Centro, Portão, Boqueirão, Alto Boqueirão, Tingui, CIC, Bacacheri, Atuba e Capão da Imbuia. Segundo o registro do Simepar, as rajadas de vento ultrapassaram os 40 quilômetros por hora na capital. Em São José dos Pinhais, na região do aeroporto, os ventos alcançaram os 70 km/h. Com a chegada da chuva, a temperatura caiu de 23°C para a casa dos 10°C em áreas onde choveu mais forte. A chuva também atingiu Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais e Lapa. Em Campo Largo, também na região metropolitana, a chuva foi fraca.

O granizo foi causado pela associação de uma área de instabilidade, que se intensificou sobre Fazenda Rio grande e avançou para o nordeste, em direção a Curitiba e São José dos Pinhais, com uma nuvem que apresentou forte desenvolvimento vertical, a chamada cumulonimbus – podendo alcançar mais de 8 mil metros de altura. Nessa situação, a formação do granizo é bastante comum e grandes quantidades podem ser registradas – como foi o caso de ontem. No entanto, é difícil prever eventos deste tipo com antecedência, pois são situações muito rápidas e que normalmente atingem áreas pequenas.

Em caso de alagamentos, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199; para solicitar o fornecimento de lona, o contato deve ser feito com a Guarda Municipal pelo número 153; quedas de árvore precisam ser relatadas à Central de Atendimento no telefone 156; e em caso de necessidade de resgate, o contato é com Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Reportagem: Ana Flavia Silva

WhatsApp-Image-2020-11-03-at-17 59 41
Foto: BandNews FM Curitiiba
Vídeo: colaboração/ Jennifer Morelle
Vídeo: colaboração/Angela Maria da Silva
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.