Chuvas de maio e expectativa para junho afastam previsão de rodízio mais severo, no PR

 Chuvas de maio e expectativa para junho afastam previsão de rodízio mais severo, no PR

Foto: Gilson Abreu/ AEN

As chuvas do mês de maio mantiveram os níveis dos reservatórios que abastecem Curitiba e a região metropolitana, segundo o Sanepar. A redução durante o mês foi de 1,5%, passando de 54,6% para 53,1%.

O desempenho é melhor do que no mês de abril, quando a redução foi de 5,64% do início ao fim do mês. O mês de junho costuma ter mais chuvas do que em maio, mas mantém o tempo seco, como é comum do outono e do inverno, conforme explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib .

A média histórica de junho é de 110 milímetros de chuva, segundo o Simepar. Caso a média se mantenha, o rodízio mais severo não deve acontecer, segundo a Sanepar.

Por outro lado, o Paraná está entre os estados com alerta de emergência hídrica, segundo o Governo Federal. O Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico recomendou à Agência Nacional da Água que seja reconhecida a situação de escassez hídrica na Bacia do Rio Paraná.

Nesta terça-feira (01), a média das barragens que abastecem Curitiba e região está em 53,10%. A melhor situação é da Barragem Piraquara 2, com 66,37%. Já a mais crítica é da Barragem do Iraí, com 42,73%.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.