ParanáGeral

Chuvas deixam mais de quatro mil pessoas desabrigadas no Paraná

Desde domingo (12), já são quase cinco mil casas afetadas por alagamentos e pelos temporais

 Chuvas deixam mais de quatro mil pessoas desabrigadas no Paraná

Foto: prefeitura de Rio Negro

Sobe para 18 o número de cidades atingidas pelas fortes chuvas no Paraná, entre quarta e quinta-feira. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 4.249 pessoas foram afetadas pelos temporais, sendo 99 desabrigadas e 35 desalojadas. Mais de 90 pessoas permanecem sem ter onde dormir, após terem as casas invadidas pela água.

Veja mais:

O município mais afetado é o de Santa Izabel do Oeste, no oeste do Paraná, que fica a cerca de 200 quilômetros de Foz do Iguaçu. Por lá, são mais de 3.000 pessoas afetadas e 500 casas danificadas – quase a metade das residências prejudicadas em todo o estado, que totaliza 1.059. As cidades de Sulina e Virmond, também no oeste, concentram outras 400 casas com problemas.

Desde o começo da semana que os temporais castigam o Paraná de forma bastante severa. Em União da Vitória, no sudeste do estado, quatro mil pessoas permanecem desabrigadas, após boa parte da cidade ser tomada pela água.

Com um bebê nos braços, a dona de casa Rose Stein deixou a residência em que morava com os filhos para buscar um dos abrigos mantidos pela prefeitura.

E mesmo com a residência totalmente alagada, há quem resista. Com a água na altura dos joelhos, a dona de casa Rosana Pinheiro comenta como tem passado os últimos dias em meio a enchente que invade o bairro em que ela mora com a família.

Nesta quinta-feira (12), o nível do Rio Iguaçu chegou a sete metros, cinco acima do considerado normal. Mais de nove mil pessoas foram afetadas em União da Vitória, desde que o rio transbordou no último domingo (8).

Situação semelhante acontece em Rio Negro, também no sudeste, onde mais de 1.200 pessoas seguem sem ter onde dormir. O total de residências afetadas pela chuva em todo o estado chega a 4.777.

O governador do Paraná Ratinho Júnior, determinou nesta quinta-feira (12) que o estado avalie a possibilidade de contratação imediata de hotéis e pousadas para as pessoas desabrigadas pelos temporais.

A contratação emergencial foi autorizada pelo chefe do Executivo estadual, mas pode também ser realizada em caráter excepcional, pelos municípios que decretaram situação de emergência.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Entre 2010 e 2022, a taxa de analfabetismo no estado caiu de 6,3% para 4,3%

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo