ParanáCidades

Ciclone extratropical provoca rajadas de até 110km/h na Região Sul

O Inmet prevê ainda acumulados diários de até 100 milímetros de chuva em algumas áreas

 Ciclone extratropical provoca rajadas de até 110km/h na Região Sul

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Um ciclone extratropical se forma nesta quarta-feira sobre a região Sul do país, com rajadas de ventos que podem superar os 90km/h. O fenômeno meteorológico tem influência de uma zona de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai. No Rio Grande do Sul as rajadas devem ser ainda mais intensas, podem superar os 110km/h em alguns pontos.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Instituto prevê ainda acumulados diários de até 100 milímetros de chuva em algumas áreas. Os ventos fortes devem atingir o Paraná no final do dia, como indica a Stefanie Tozzo, porta-voz da Climatempo. 

De acordo com o Inmet, o ciclone se desloca em direção ao Oceano Atlântico na quinta-feira (13), e toda faixa litorânea do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro deve ser atingida por ventos muito fortes, o que provoca também ressaca nesta área. Na esteira do ciclone, chega a frente fria, que diminui as temperaturas não apenas aqui na região Sul, mas também em parte do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir, inclusive, o sul da região amazônica.

Veja mais:

Então, para quem mora ou está aqui na região Sul, fica o alerta para tomar cuidado com as ventanias e até alagamentos. A dica é se proteger nos momentos em que o vento esteja mais intenso, mesmo se você estiver de carro, procurar um local seguro para estacionar, longe de postes, antenas e árvores. O capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil, explica quais indícios podem alertar para um possível deslizamento. 

É importante que a população se cadastre para receber os alertas locais divulgados pela Defesa Civil. O cadastro pode ser feito na aba cidadão do site do órgão ou mandando um SMS para o número 40199 com o seu CEP. 

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Izabella Machado

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Caso foi registrado nesta quinta-feira (16), no oeste do Paraná. Suspeito confessou o crime