ParanáCidades

Cidades paranaenses participam de estudo que avalia sequelas da Covid

Mais de 200 moradores serão entrevistados sobre histórico de infecção e sintomas de longa duração

 Cidades paranaenses participam de estudo que avalia sequelas da Covid

Foto: ilustrativa/Freepik

Seis cidades paranaenses vão participar de um estudo que avalia as sequelas da Covid-19 na população brasileira. Durante este mês, 250 moradores de Curitiba, Guarapuava, Maringá, Londrina e Ponta Grossa serão entrevistados.

Veja mais:

O objetivo do trabalho ‘Epicovid 2.0’ é reunir informações para a criação de políticas públicas voltadas para o tratamento da covid longa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 20% das pessoas infectadas pelo vírus manifestam condições pós-covid. Por isso, o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolvem a apuração dos dados relativos ao Brasil.

A pesquisa vai coletar informações dos paranaenses, que já fazem parte do estudo, sobre o histórico de infecção, sintomas de longa duração, efeitos da doença e vacinação. Todos os participantes serão selecionados de forma aleatória, por sorteio, e somente uma pessoa por residência responderá ao questionário.

Os profissionais que farão o contato direto com os moradores estarão devidamente identificados com crachás da empresa e coletes brancos com a marca da universidade. Em caso de dúvidas, os moradores das cidades selecionadas podem entrar em contato diretamente com as prefeituras.

Em todo o Brasil, 33 mil pessoas que tiveram covid-19 serão entrevistadas. A pesquisa ‘Epicovid 2.0’ é considerada a primeira do mundo a apontar as perdas de olfato e paladar como sintomas iniciais da doença, auxiliando na identificação dos casos sob suspeita. O investimento do governo federal no estudo é de mais de R$ 8 milhões. A previsão de duração é de 32 meses.

Informação: Mirian Villa

Avatar

Paula Duraes

Primeira remessa humanitária do PR é enviada ao RS

Primeira remessa humanitária do PR é enviada ao RS

São mais de 160 toneladas de alimentos, produtos de higiene e limpeza, colchões e travesseiros

Nova linha de ônibus funciona em São José dos Pinhais

Nova linha de ônibus funciona em São José dos Pinhais

São feitas 40 viagens durante a semana e 22 viagens no sábado

Museu Pompidou terá filial em Foz do Iguaçu

Museu Pompidou terá filial em Foz do Iguaçu

Instituição é considerada uma das principais do mundo