Cidades retomam aplicação da 2ª dose da vacina de Oxford/AstraZeneca

 Cidades retomam aplicação da 2ª dose da vacina de Oxford/AstraZeneca

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os municípios de Guarapuava e Arapongas, no centro e no norte do Paraná, retomaram a aplicação da segunda dose da AstraZeneca, contra a Covid-19. Anteriormente, o reforço foi paralisado por falta do imunizante. A recuperação foi possível devido aos novos lotes repassados às cidades.

Guarapuava imuniza, nesta quarta-feira (06), moradores que tinham a segunda aplicação agendada desde o dia 30 de setembro, quando a imunização foi interrompida. A cidade recebeu 1640 doses e deve receber mais um repasse, ao longo do dia. Arapongas retomou a aplicação nesta terça-feira (05), ao receber 1800 doses. Cerca de dez mil pessoas tem a aplicação atraso e a Prefeitura não descarta a possibilidade de utilizar doses da Pfizer.

O professor de Imunologia, Sérgio de Siqueira, afirma que, até o momento, a literatura científica é favorável à imunização cruzada, quando se utiliza uma dose de um fabricante e a segunda dose de outro.

O Paraná recebeu 182 mil 750 vacinas da AstraZeneca e 161 mil 460 doses da Pfizer, nesta terça-feira (05). Os imunizantes chegaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais e estão no Centro de Medicamentos do Paraná. Eles serão encaminhados às regionais de saúde ao longo dos próximos dias.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos