Cinco casos de infectados com variante da Covid-19 são confirmados no Paraná

 Cinco casos de infectados com variante da Covid-19 são confirmados no Paraná

(Foto: divulgação/Unsplash)

O Paraná confirma 5 casos de infectados com a variante brasileira da Covid-19. Os diagnósticos são importados de Manaus, sendo que quatro pessoas passaram por atendimento em Curitiba e uma em Campo Largo, na região metropolitana.

Todos esses pacientes são moradores da capital do Amazonas, dois casais e um jovem, que já passaram pelo período de isolamento e passam bem, como conta a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti.

A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná foi comunicada sobre as confirmações, no final da tarde de terça-feira (16), pela Fiocruz do Rio de Janeiro, que é o laboratório nacional responsável pelos exames de sequenciamento genético das amostras de possíveis casos de contaminação pela variante. Segundo a secretaria, não há transmissão local. Até o momento, o Laboratório Central do Estado (Lacen) já enviou 28 amostras positivas para o coronavírus à Fiocruz.

Das 28 amostras encaminhadas positivas, 5 foram confirmadas com a nova cepa. Aproximadamente 70 estão em análise pelo laboratório.

A situação do coronavírus na região norte do país acendeu um alerta para que todas as cidades investigassem a possibilidade da variante.

Assim que a Secretaria Estadual da Saúde recebeu a comunicação pelo Lacen, a informação foi imediatamente repassada para as secretarias municipais de saúde e instituições de saúde que participaram do atendimento para o desencadeamento de medidas preventivas, como rastreamento de possíveis novos infectados e acompanhamento da situação. Ainda na noite de terça-feira (16), o histórico dos casos foi apurado em conjunto pela Secretaria da Saúde, Lacen e secretarias municipais.

Os casos são: um homem, de 47 anos, vindo de Manaus, voo comercial no dia 17 de janeiro, atendido inicialmente na UPA Campo Comprido, foi internado em 18 de janeiro, no Hospital de Cínicas, e teve alta no dia 23. Já retornou para Manaus.

Uma mulher, 73 anos, vinda de Manaus, voo comercial no dia 17 de janeiro, atendida no Instituto de Neurologia e Cardiologia, foi internada em 17 de janeiro, com alta no dia 28. Paciente segue em Curitiba para investigação de outros problemas de saúde.

Um homem, 68 anos, vindo de Manaus, voo comercial, no dia 17 de janeiro, atendido no mesmo dia 17 na UPA do Campo Comprido; segue sendo acompanhado por infectologista rede privada em teleconsulta.

Uma mulher, 56 anos, vinda de Manaus, voo comercial no dia 17 de janeiro, atendida no dia 17, na UPA Campo Comprido, segue acompanhada por infectologista rede privada em teleconsulta.

Um homem, 22 anos, vindo de Manaus, no dia 18 de janeiro, foi atendido no Hospital do Rocio, em Campo Largo e teve alta no dia 25. O Paraná é o 13º estado a apresentar casos confirmados de infecção pela variante brasileira P1.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos