Com frequência de chuvas, Sanepar projeta flexibilizar rodízio no abastecimento em Curitiba e região em novembro

 Com frequência de chuvas, Sanepar projeta flexibilizar rodízio no abastecimento em Curitiba e região em novembro

Foto: divulgação/Unsplash

Com o volume de chuvas acima do esperado, o rodízio no abastecimento de água em Curitiba e região metropolitana poderá ser flexibilizado em novembro. Essa é a projeção da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) após a sequência de dias chuvosos fazer com que o nível dos reservatórios da região subisse mais de 7%, no intervalo de 15 dias.

Segundo o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, apesar do prognóstico positivo, uma eventual mudança do modelo de rodízio dependerá do comportamento das chuvas.

Até o início da manhã de hoje (terça-feira, 19), o nível médio dos reservatórios que abastecem Curitiba e região metropolitana estava em 58,03%. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que as chuvas devam dar uma trégua nos próximos dias e encerrar o mês com ocorrências esporádicas.

O mesmo deve acontecer em novembro e dezembro – um efeito do fenômeno La Niña que diminui as temperaturas do Oceano Pacifico e propicia dias mais quentes e secos na região Sul do Brasil.

Conforme a Sanepar, a média de 58,03% de reservação compreende a barragem Iraí, que está 45,63% da capacidade, seguida da barragem Passaúna, com 63,64%, barragem Piraquara I, com 67,96%, e barragem Piraquara II, com 69,12%.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.