Com início de tornado, chuva forte alaga ruas de Araucária

 Com início de tornado, chuva forte alaga ruas de Araucária

Foto: colaboração/ Aécio Novistki

Foto: colaboração/ Aécio Novistki

A Defesa Civil de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, deve avaliar a situação da casa de uma família que precisou deixar o imóvel após um deslizamento na tarde de ontem (13). Parte de um muro caiu sobre a residência e os moradores tiveram que sair do local por causa do risco de desmoronamento.

Eles foram para casa de familiares. Segundo da Defesa Civil Estadual, a chuva forte alagou ruas dos bairros Centro e Iguaçu e atingiu pelo menos 55 pessoas, que tiveram prejuízos com alagamentos. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 21,4 milímetros de chuva na tarde de ontem em Araucária – uma quantidade considerada normal para esta época do ano.

Mas uma das explicações para o problema é o entupimento de bueiros – o que impediu o escoamento da água. O jornalista Aécio Novitski, morador de Araucária, conta que foram encontrados pedaços de plástico fechando alguns bueiros, que teriam sido colocados para evitar o mau cheiro.

Um fenômeno no céu também chamou a atenção e assustou os moradores. Uma nuvem em forma de funil se formou em direção ao solo, mas não chegou a tocar o chão. Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, o formato da nuvem caracteriza o início de um tornado.

O meteorologista afirma que existe a possibilidade de novos temporais, especialmente na região leste do Estado, mas destaca que não há como prever a formação de tornados.

A previsão do clima para esta quinta (14) em Araucária é de tempo abafado e chuva, especialmente no final do dia, o que pode trazer novos temporais para a região.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Vídeo: colaboração /Aécio Novistki
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.