Com mais 791 casos, Paraná ultrapassa 236 mil infectados por coronavírus

 Com mais 791 casos, Paraná ultrapassa 236 mil infectados por coronavírus

Foto: divulgação/Unsplash

O Paraná registrou 791 novos casos e seis óbitos causados por coronavírus. Agora o estado tem 236.622 casos confirmados e 5.646 mortos em decorrência da doença. O boletim da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado neste domingo (15), aponta 610 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados. Destes, 512 estão em leitos SUS (266 em UTI e 246  em leitos clínicos/enfermaria) e 98 em leitos da rede particular (34  em UTI e 64  em leitos clínicos/enfermaria).

Na opinião de especialistas, a volta de uma crescente dos números de infectados é resultado direto do relaxamento dos cuidados de prevenção. A médica infectologista e coordenadora do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (NECIH) do Hospital Marcelino Champagnat, Viviane Hessel, avalia que a falsa impressão de que a primeira onda de casos já teria passado tem feito com que a população deixe de lado os cuidados básicos.

Ainda que o número de mortes não esteja acompanhando o mesmo quadro evolutivo do número de casos, isso não significa que os registros têm sido menos graves. Na prática, o que mudou foi a capacidade das equipes técnicas, que têm descoberto a cada dia as melhores formas de tratamento dos pacientes.

Há ainda outros 972 pacientes internados, 443 em leitos UTI e 529 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2. Os seis pacientes que morreram estavam internados. São cinco homens e uma mulher, com idades que variam de 48 a 70 anos. As mortes ocorreram entre os dias 13 e 14 de novembro. Entre as vítimas, três residiam em Curitiba e os demais moradores de Jacarezinho, Matinhos e São José dos Pinhais.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos