Com transmissão acelerada, Curitiba acumula alta no número de casos e mortes pela Covid-19

 Com transmissão acelerada, Curitiba acumula alta no número de casos e mortes pela Covid-19

Foto: Ari Dias/AEN

A taxa de transmissibilidade da Covid-19 em Curitiba segue em alta e chega a 1,16. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, isso significa que 100 pacientes infectados com coronavírus transmitem a doença para outras 116 pessoas. A média de novos casos e óbitos também vem crescendo na cidade. Entre os dias 8 e 14 de agosto, Curitiba registrou uma média de 619 diagnósticos e 15 mortes por dia. Já na última semana, ao todo, foram 4.331 diagnósticos positivos da doença e 91 óbitos.

Segundo a médica infectologista do Hospital Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino, o índice de transmissibilidade acima de 1 mostra que a circulação do vírus na cidade já não tem mais controle.

O cenário estadual é um pouco menos preocupante. Conforme o sistema Loft Sciente, ferramenta que calcula a taxa de transmissão média de todos os estados do país, o índice de contágio do coronavírus no Paraná está em 0,90 – menor que o patamar de 1 e representa descontrole da transmissão.

Além disso, a taxa a nível estadual está em tendência de queda após dias com a aproximação de 1.

Apesar dos números mais animadores quanto a transmissibilidade, o Paraná ocupa a quarta colocação no ranking dos estados com os maiores números de óbitos causados pela Covid-19. Desde março do ano passado foram mais de 36.400 mortes no estado. Em todo o país mais de 569.400 pessoas perderam a vida após o contágio.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos