COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Lojistas devem criar soluções para integrar o varejo

 Combinação da compra online com a física cai no gosto dos consumidores

Foto: Freepik

Com o avanço da tecnologia e a crescente demanda por conveniência, os consumidores têm cobrado dos lojistas, experiências de compra perfeita, onde possam transitar entre as lojas físicas e as plataformas online, sem encontrar problemas.  E isso tem obrigado o varejo a se reinventar, criando soluções que unam o melhor dos dois mundos.

De acordo com estudos recentes, 60% dos consumidores preferem a combinação da compra online com a física. Daí a importância da integração do varejo para impulsionar as vendas e atender às expectativas dos consumidores modernos.

Para facilitar a liberdade de escolha dos consumidores, os lojistas devem possibilitar que os clientes realizem compras em lojas físicas, mas recebam suas sacolas de compra em casa. Ou então, no processo inverso, comprem no ambiente virtual e retirem os produtos em um ponto físico.

Embora essa prática seja comum, para que realmente funcione, é fundamental planejar a logística. Nesse sentido, os estoques precisam ser integrados e os colaboradores devem ser treinados para que o atendimento funcione dentro dessa mentalidade sem barreiras entre o físico e o digital, garantindo agilidade e praticidade em qualquer formato de venda.

Dentro desse novo conceito de varejo, como devem ser os pagamentos?

Os pagamentos digitais são um requisito indispensável na era phygital. O uso de QR Code, Pix e cartão virtual, por exemplo, despontam na preferência dos consumidores. 

Por sua vez, as transferências bancárias e até o uso do dinheiro físico estão perdendo espaço. Então é importante que os empresários do varejo invistam em meios de pagamento digital instantâneo, para oferecer essa conveniência e ter mais chances de fidelização de clientes.

Por fim, outro item importante é proporcionar experiências diferenciadas e agradáveis aos clientes.  E para que isso aconteça, não é necessário fazer altos investimentos em realidade aumentada, inteligência artificial ou outras tecnologias mais robustas. Ações simples e de custo menor já trazem um grande diferencial competitivo ao negócio. É o caso dos totens de autoatendimento dentro das lojas físicas, que dão mais autonomia para o consumidor e agilidade, ao dispensar o uso dos caixas para finalizar a compra ou executar outras operações.

Outra opção é disponibilizar QRCodes nas etiquetas das roupas expostas nas lojas físicas, para que o cliente saiba quais tamanhos e cores estão disponíveis no estoque e tenha acesso a avaliação de outros consumidores sobre esses produtos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin