Começa vacinação de profissionais da linha de frente de combate à Covid-19, em Curitiba

 Começa vacinação de profissionais da linha de frente de combate à Covid-19, em Curitiba

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Uti_Covid16
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Curitiba iniciou nesta segunda (25) a vacinação dos profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente de combate à Covid-19. Eles serão imunizados com a primeira dose da Coronavac e fazem parte das equipes das alas de UTIs e enfermarias dos hospitais que atendem pacientes com coronavírus.

Seguindo a primeira fase do cronograma do Plano Municipal de Imunização, devem ser vacinados 12 mil profissionais da linha de frente. O grupo é composto de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, equipes de higiene e limpeza e outros profissionais. Os hospitais são responsáveis pela indicação desses profissionais, pois enviaram a listagem para a Secretaria Municipal da Saúde.

Em entrevista à BandNews FM, a secretária da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, explicou que o grupo está sendo priorizado por causa da quantidade de vacinas.

O Governo do Paraná solicitou ajuste das doses de vacina. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Ministério da Saúde sinalizou a readequação do quantitativo. A secretária da capital diz que Curitiba tem capacidade para aplicar até 6 mil vacinas por dia. Porém, a cidade deve acabar com o seu estoque nos próximos dias.

Para serem vacinados, os profissionais terão que ir ao Pavilhão da Cura, que fica no Centro de Eventos Positivo, no parque Barigui. Segundo a secretária, o objetivo é dar mais agilidade ao processo.

Haverá controle individual e as pessoas serão chamadas para a aplicação da segunda dose. Aqueles que estão sendo vacinados em seus locais, as equipes voltam no prazo previsto. Para a Coronavac, o intervalo de tempo é de 25 a 28 dias. Já a vacina de Oxford tem intervalo de 3 meses.

Até a manhã desta segunda-feira, das 3.046 doses da Coronavac aplicadas, foram: 2.845 em idosos em instituições; 73 em indígenas; e 128 em equipes de vacinadores.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos