CuritibaGeral

Comissão Especial do Transporte entrega relatório final

Atual concessão do serviço público termina em 2025

 Comissão Especial do Transporte entrega relatório final

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A Comissão Especial do Transporte vai entregar o relatório final do trabalho, na Câmara Municipal de Curitiba, na segunda-feira (18), às duas da tarde. O documento reúne a contribuição dos vereadores para a próxima licitação do serviço público da capital e para a redução da tarifa para os usuários.

São dois pareceres previstos: o do relator Bruno Pessuti, do Podemos, e do vice-relator, Dalton Borba, do PDT. A Comissão se estendeu por quase seis meses, com reuniões e visitas técnicas.

Entre os temas discutidos pelo grupo estava a viabilidade da implementação da tarifa zero. A atual concessão do serviço público vence em 2025.

Ao todo, foram 14 reuniões. Diversos especialistas foram ouvidos, além das visitas a Caucaia e Paranaguá, duas cidades que tem a tarifa zero, em operação.

No relatório final, a comissão especial pretende sugerir à Prefeitura de Curitiba diferentes fontes de financiamento para o subsídio integral do valor da passagem de ônibus para os usuários. Uma delas é o financiamento privado da tarifa: que seriam as empresas pagando ao sistema uma taxa única por trabalhador que tem contratado via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

Já a outra alternativa de custeio da passagem de ônibus seria o financiamento público, através do Sistema Único de Mobilidade (SUM), que está em estudo pelo Governo Federal.

LEIA TAMBÉM

O colegiado ainda deverá sugerir a implantação de uma taxa municipal para acesso ao Centro da cidade por veículos de uso particular; a privatização dos terminais de ônibus; criação de uma loteria municipal; e a exploração de espaço publicitário em terminais, ônibus e estações-tubo. 

Outra proposta com finalidade de atrair mais usuários ao sistema é a aplicação de tarifas diferenciadas (reduzidas) ou até mesmo a tarifa zero em horários diferenciados, com aos sábados (após às 14h), domingos e após às 20h em dias úteis. A implantação de um sistema multimodal, com o incentivo ao uso de bicicletas, a integração temporal da tarifa e investimentos em “micro terminais” também estão entre as ideias que serão apresentadas.

Foto: CMC

Avatar

Cleverson Bravo

Construção de novo viaduto do Orleans é aprovada em Curitiba

Construção de novo viaduto do Orleans é aprovada em Curitiba

Projeto segue para elaboração do edital de licitação, organizado pelo DER

Polícia classifica morte em mercado de Pinhais como fatalidade

Polícia classifica morte em mercado de Pinhais como fatalidade

Vítima consertava empilhadeira quando foi arremessada pelo equipamento

Diretor da Renault morre após acidente de trânsito

Diretor da Renault morre após acidente de trânsito

Vagner Mansan foi atropelado no início desta semana, no bairro Juvevê

Trem para em cruzamento e bloqueia trânsito em Pinhais

Trem para em cruzamento e bloqueia trânsito em Pinhais

O bloqueio pode ter sido causado por um problema da locomotiva, diz prefeitura