Núcleo de Concursos da UFPR suspende prova do Concurso Público da PCPR

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR) entrou com uma medida para que a prova do Concurso Público da Polícia Civil do Paraná, que estava marcada para este domingo (21), seja suspensa.

A decisão foi publicada 5 horas da manhã deste domingo (21) depois que, de acordo com o Núcleo de Concursos, foi realizada a última checagem do protocolo de segurança contra a covid-19.

O Núcleo informou que percebeu a ausência de requisitos indispensáveis de segurança para a aplicação das provas do Concurso Público em todos os locais previstos em Curitiba e nas cidades da Região Metropolitana, o que poderia colocar em risco a integridade das avaliações, bem como a saúde e a biossegurança de todos os envolvidos na realização das provas.

Como a prova foi cancelada poucas horas antes do horário da aplicação isso gerou polêmica, porque mais de 100 mil pessoas estavam inscritas, muitas vieram de outras cidades do Estado e também de fora do Estado e tiveram gastos com hospedagem e transporte e foram prejudicados.

Esse é o caso da advogada, Jéssica Regiane, de 32 anos, que veio de São Luiz do Maranhão para realizar a prova. Ela pediu uma semana de afastamento do trabalho.

A comerciante, Luciene Soraia, conta que a filha e o genro saíram de João Pessoa, na Paraíba, para realizar a prova em Curitiba.

A auxiliar administrativa, Tainá Davies, de 24 anos, é de Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná, viajou para Foz do Iguaçu na sexta-feira (19) e perdeu um dia de serviço para poder prestar a prova.

A papiloscopista, Veronica Ferreira, mora em Curitiba e iria fazer a prova em Colombo, na região metropolitana.

O educador físico, Guilherme Schwegler, mora em Portão União, em Santa Catarina, e está tentando mudar de carreira e por isso veio para capital paranaense prestar a prova.

O advogado, José Orlando, veio do Rio de Janeiro para prestar o concurso, mas foi pego de surpresa com o cancelamento.

O advogado, Erick Aguiar, está desempregado e viajou do Ceará para a capital paranaense na tentativa de ter uma nova oportunidade profissional.

Por meio de nota, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) informou que, assim como os candidatos, também foi surpreendida, na madrugada deste domingo (21), por causa da decisão de cancelamento da aplicação da prova.

A Polícia afirmou ainda, que imediatamente encaminhou um ofício ao Núcleo com um pedido sobre os motivos pelos quais a medida foi adotada pela Banca contratada, porque, até então, a aplicação da prova estava mantida.

Segundo a Polícia Civil, a retomada do andamento desse concurso é muito aguardada pela Instituição Policial Civil e pela sociedade paranaense, na medida em que visa a recomposição urgente do deficitário quadro de servidores para atender as demandas de área essencial, que é a segurança pública.

O Governo do Estado do Paraná divulgou uma nota pública que fiz que por meio da Polícia Civil, irá abrir processo administrativo por quebra de contrato contra o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR), que decidiu unilateralmente suspender a aplicação das provas agendadas para este domingo (21), poucas horas antes do início do concurso e sem qualquer notificação anterior.

A nota diz também:

“Além de indenização no limite da Lei 8666/93, o processo poderá acarretar também o impedimento do NC-UFPR de contratar com o Governo do Estado do Paraná por dois anos. Em razão das alegações para o cancelamento do concurso, o governo esclarece que toda a organização, inclusive as medidas de segurança que deveriam ser adotadas durante a prova, eram de responsabilidade o NC-UFPR, de acordo com o contrato firmado com a Polícia Civil. Assim que foi notificada da suspensão, a Polícia Civil encaminhou ofício ao NC-UFPR requisitando os motivos ensejadores da medida adotada pela Banca contratada, já que, até então, o núcleo reportava a plena viabilidade de aplicação dessas provas. O Governo do Estado do Paraná e a Polícia Civil cobram o esclarecimento imediato de todos os fatos que levaram à decisão da suspensão. O Governo do Estado do Paraná considera inaceitável a ação unilateral e sem informação prévia ou justificativa válida do NC-UFPR. Assim como injustificável que os mais de 100 mil candidatos, vindos de diversos lugares, que investiram tempo e recursos para participar desta prova, tenham sido informados do cancelamento no dia do concurso.”

Reportagem: Fernanda Scholze.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos