ParanáEconomia

Confira o calendário de pagamento do IPVA parcelado

A alíquota do tributo é de 3,5% ou 1% do valor do veículo

 Confira o calendário de pagamento do IPVA parcelado

Foto: Geraldo Bubniak/ AEN

Os proprietários de veículos com placas de finais 7 e 8 devem pagar a quarta parcela do IPVA 2022, que já venceu. As guias podem ser emitidas pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda . O pagamento pode ser feito via pix pelos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou mesmo por meio de aplicativos. É preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Conforme a secretaria, a alíquota do tributo é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, dependendo do tipo. Os pagamentos realizados após o vencimento terão juros e multa.

O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação tributária do Paraná. Está atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). O Estado destina 50% do valor arrecadado para o município de emplacamento do veículo. O montante é utilizado para custear investimentos públicos como educação, saúde, segurança e transporte. A quitação do IPVA também é requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.

CARTÃO DE CRÉDITO

Em caso de atraso, os contribuintes podem parcelar o imposto deste ano em até 12 vezes pelo cartão de crédito. Também podem ser pagas as parcelas ainda pendentes, a vencer. É possível, ainda, parcelar todo o valor pendente, se ainda não tiver quitado o boleto cheio. Caso a opção tenha sido o pagamento em cinco vezes, também há possibilidade de agrupar uma eventual parcela em atraso com as próximas para equilibrar a situação financeira. 

Confira o calendário de vencimento do parcelamento do IPVA 2022:  

Finais de placa 1 e 2 – 18/04 (vencido) e 17/05   

Finais de placa 3 e 4 – 19/04 (vencido) e 18/05   

Finais de placa 5 e 6 – 20/04 (vencido) e 19/05   

Finais de placa 7 e 8 – 22/04 e 20/05   

Finais de placa 9 e 0 – 25/04 e 23/05

Reportagem Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Geovana dos Santos foi atingida na cabeça e está internada em estado grave