EsportesFutebol

Confira os jogadores que defenderam Athletico e Barcelona na carreira

Antes de Vitor Roque, outros quatro atletas vestiram as duas camisas

 Confira os jogadores que defenderam Athletico e Barcelona na carreira

Fotos: Athletico e FC Barcelona

Vitor Roque foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (5), como novo jogador do Barcelona. Antes da cerimônia para os torcedores do clube, o brasileiro entrou em campo e participou da vitória de virada do Barça sobre o Las Palmas, nesta quinta-feira (4).

Agora, o ex-atacante do Athletico é o quinto jogador na lista dos atletas que vestiram a camisa Blaugrana e do Rubro-Negro. Outros quatro atletas atuaram na carreira, tanto pelo clube da Catalunha quanto pelo Furacão.

Veja mais:

Neto

O goleiro Neto foi para as categorias de base do Athletico com apenas 14 anos, e estreou profissionalmente com 20 anos, no Brasileirão de 2009.

Na temporada seguinte, virou o titular da equipe e se destacou pelas boas atuações. Neto também foi convocado para amistosos da Seleção Brasileira.

jogadores que jogaram por athletico paranaense e barcelona vitor roque gol estreia campeonato espanhol furacão contrato goleiro neto
Foto: Athletico e FC Barcelona

Após a temporada, o arqueiro rumou para a Europa. Em 2019, quando estava no Valencia (ESP), ele se tornou um dos destaques na classificação da equipe para a Champions League e se transferiu para o Barcelona.

No clube, o goleiro sempre foi a segunda opção para a posição, atrás do titular alemão Ter Stegen. Com a camisa do Barça, Neto atuou em 21 partidas e saiu da Espanha, em 2022, para jogar no Bournemouth, da Inglaterra.

Adriano

O lateral-esquerdo iniciou no futebol pelo Coritiba e foi para a Europa com apenas 20 anos. Após seis temporadas pelo Sevilla (ESP), Adriano chegou ao Camp Nou em 2010.

No Barcelona, o lateral era reserva de Eric Abidal e, posteriormente, de Jordi Alba. Em 189 partidas pelo clube, ele conquistou 16 títulos, marcou 17 gols e distribuiu 19 assistências.

adriano lateral athletico vitor roque brasileiros no barcelona
Fotos: Athletico e FC Barcelona

Saiu em 2016 para o Besiktas, da Turquia, e em 2019, foi confirmado no Athletico para disputar a segunda metade da temporada, com contrato até a metade da próxima temporada.

Porém, após o fim do Campeonato Paranaense de 2020, Adriano chegou em um acordo com o Furacão para a rescisão antecipada do contrato. Pelo Rubro-Negro, foram 17 partidas disputadas, um gol marcado e três assistências distribuídas.

Matheus Fernandes

Em ambos os clubes, o meia não teve muitas participações. Matheus Fernandes foi vendido ao Barcelona, em 2020, como um jogador com muito potencial.

Após um empréstimo de seis meses para o Real Valladolid, o atleta retornou e estreou no final do ano, na goleada de 4 a 0, sobre o Dynamo Kiev, pela Liga dos Campeões.

jogadores que jogaram por athletico paranaense e barcelona vitor roque gol estreia campeonato espanhol furacão matheus fernandes
Foto: Athletico e FC Barcelona

Depois de jogar 17 minutos, o clube rescindiu antecipadamente o contrato com o brasileiro, que ia até 2025. Em 2021, o volante retornou ao Palmeiras, e no ano seguinte, chegou ao Athletico por empréstimo até o fim da temporada.

Pelo Furacão, foram 27 partidas disputadas, 15 delas como titular. 

Vidal

A passagem do experiente volante Arturo Vidal pelo Athletico durou apenas seis meses. Anunciado em julho de 2023, o chileno atuou em nove partidas com a camisa do Furacão e teve a temporada interrompida por uma lesão no menisco do joelho direito.

Mesmo lesionado, o Rubro-Negro preferiu em não renovar com o atleta. Vidal chegou ao Athletico após um desentendimento com Jorge Sampaoli no Flamengo.

jogadores que jogaram por athletico paranaense e barcelona vitor roque gol estreia campeonato espanhol furacão contrato arturo vidal
Foto: Athletico e FC Barcelona

No Barcelona, o chileno foi contratado em 2018 e ficou até 2020. Durante duas temporadas, atuou em 96 partidas com a camisa blaugrana e marcou onze gols.

Vidal foi campeão da Liga Espanhola e da Supercopa da Espanha, mas também participou de um dos maiores vexames da história do Barça. No dia 14 de agosto de 2020, o volante foi titular na goleada de 8 a 2 do Bayern de Munique sobre a equipe catalã. Este foi o jogo de despedida do meio-campista no clube.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Sem Thiago Heleno, zaga do Athletico tem mudança contra Juventude  

Sem Thiago Heleno, zaga do Athletico tem mudança contra Juventude  

Os jogadores Kaique Rocha e Gamarra devem formar a dupla de zagueiros

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Tricolor estreia na Divisão de Acesso no estádio do Athetico