EsportesFutebol

Confira os jogadores que defenderam Athletico e Barcelona na carreira

Antes de Vitor Roque, outros quatro atletas vestiram as duas camisas

 Confira os jogadores que defenderam Athletico e Barcelona na carreira

Fotos: Athletico e FC Barcelona

Vitor Roque foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (5), como novo jogador do Barcelona. Antes da cerimônia para os torcedores do clube, o brasileiro entrou em campo e participou da vitória de virada do Barça sobre o Las Palmas, nesta quinta-feira (4).

Agora, o ex-atacante do Athletico é o quinto jogador na lista dos atletas que vestiram a camisa Blaugrana e do Rubro-Negro. Outros quatro atletas atuaram na carreira, tanto pelo clube da Catalunha quanto pelo Furacão.

Veja mais:

Neto

O goleiro Neto foi para as categorias de base do Athletico com apenas 14 anos, e estreou profissionalmente com 20 anos, no Brasileirão de 2009.

Na temporada seguinte, virou o titular da equipe e se destacou pelas boas atuações. Neto também foi convocado para amistosos da Seleção Brasileira.

jogadores que jogaram por athletico paranaense e barcelona vitor roque gol estreia campeonato espanhol furacão contrato goleiro neto
Foto: Athletico e FC Barcelona

Após a temporada, o arqueiro rumou para a Europa. Em 2019, quando estava no Valencia (ESP), ele se tornou um dos destaques na classificação da equipe para a Champions League e se transferiu para o Barcelona.

No clube, o goleiro sempre foi a segunda opção para a posição, atrás do titular alemão Ter Stegen. Com a camisa do Barça, Neto atuou em 21 partidas e saiu da Espanha, em 2022, para jogar no Bournemouth, da Inglaterra.

Adriano

O lateral-esquerdo iniciou no futebol pelo Coritiba e foi para a Europa com apenas 20 anos. Após seis temporadas pelo Sevilla (ESP), Adriano chegou ao Camp Nou em 2010.

No Barcelona, o lateral era reserva de Eric Abidal e, posteriormente, de Jordi Alba. Em 189 partidas pelo clube, ele conquistou 16 títulos, marcou 17 gols e distribuiu 19 assistências.

adriano lateral athletico vitor roque brasileiros no barcelona
Fotos: Athletico e FC Barcelona

Saiu em 2016 para o Besiktas, da Turquia, e em 2019, foi confirmado no Athletico para disputar a segunda metade da temporada, com contrato até a metade da próxima temporada.

Porém, após o fim do Campeonato Paranaense de 2020, Adriano chegou em um acordo com o Furacão para a rescisão antecipada do contrato. Pelo Rubro-Negro, foram 17 partidas disputadas, um gol marcado e três assistências distribuídas.

Matheus Fernandes

Em ambos os clubes, o meia não teve muitas participações. Matheus Fernandes foi vendido ao Barcelona, em 2020, como um jogador com muito potencial.

Após um empréstimo de seis meses para o Real Valladolid, o atleta retornou e estreou no final do ano, na goleada de 4 a 0, sobre o Dynamo Kiev, pela Liga dos Campeões.

jogadores que jogaram por athletico paranaense e barcelona vitor roque gol estreia campeonato espanhol furacão matheus fernandes
Foto: Athletico e FC Barcelona

Depois de jogar 17 minutos, o clube rescindiu antecipadamente o contrato com o brasileiro, que ia até 2025. Em 2021, o volante retornou ao Palmeiras, e no ano seguinte, chegou ao Athletico por empréstimo até o fim da temporada.

Pelo Furacão, foram 27 partidas disputadas, 15 delas como titular. 

Vidal

A passagem do experiente volante Arturo Vidal pelo Athletico durou apenas seis meses. Anunciado em julho de 2023, o chileno atuou em nove partidas com a camisa do Furacão e teve a temporada interrompida por uma lesão no menisco do joelho direito.

Mesmo lesionado, o Rubro-Negro preferiu em não renovar com o atleta. Vidal chegou ao Athletico após um desentendimento com Jorge Sampaoli no Flamengo.

jogadores que jogaram por athletico paranaense e barcelona vitor roque gol estreia campeonato espanhol furacão contrato arturo vidal
Foto: Athletico e FC Barcelona

No Barcelona, o chileno foi contratado em 2018 e ficou até 2020. Durante duas temporadas, atuou em 96 partidas com a camisa blaugrana e marcou onze gols.

Vidal foi campeão da Liga Espanhola e da Supercopa da Espanha, mas também participou de um dos maiores vexames da história do Barça. No dia 14 de agosto de 2020, o volante foi titular na goleada de 8 a 2 do Bayern de Munique sobre a equipe catalã. Este foi o jogo de despedida do meio-campista no clube.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Bruninho Samudio assina contrato com o Athletico Paranaense

Bruninho Samudio assina contrato com o Athletico Paranaense

O menino é filho do ex-goleiro Bruno com a ex-modelo Eliza Samudio

Águia de Marabá vira e elimina o Coritiba

Águia de Marabá vira e elimina o Coritiba

Coxa perdeu por 3 a 2. Time dependia de um empate para avançar

Coritiba viaja ao Pará pela Copa do Brasil

Coritiba viaja ao Pará pela Copa do Brasil

Águia de Marabá será o adversário da primeira fase, nesta quinta-feira (22)

Arena: família de Joaquim Américo tenta evitar mudança de nome

Arena: família de Joaquim Américo tenta evitar mudança de nome

Por meio de um abaixo-assinado, os familiares pedem que o conselho analise a decisão