PolíticaEleições 2020

Confira os melhores momentos da 2ª parte do debate da TV Band com os candidatos de Curitiba

 Confira os melhores momentos da 2ª parte do debate da TV Band com os candidatos de Curitiba

Foto: divulgação/BandTv

eleições-bandtv-2
Foto: divulgação/BandTv

Promessas ousadas e discussões acaloradas marcaram o segundo dia do debate entre candidatos à prefeitura de Curitiba, na noite desta quarta-feira (14). Promovido pela BandTV, com transmissão pela BandNews FM Curitiba, o debate neste ano foi dividido em dois grupos: oito candidatos foram sorteados para debater no dia 1º de outubro e outros oito conversaram na noite de ontem.

O candidato Zé Boni, do PTC, defendeu o acompanhamento espiritual como meio de enfrentamento às desigualdades sociais. Entre as ações, ele propôs a criação de uma secretaria municipal cristã.

Mais uma vez, os concorrentes a prefeitura discutiram a situação do transporte coletivo da capital. Entre os temas, a proposta do passe livre voltou a ser apresentada.

A candidata Carol Arns, do Podemos, chegou a defender a redução da tarifa pela metade.

A professora Samara Garratini, do PSTU, valorizou a importância do enxugamento da máquina pública. Ela defendeu o fim das isenções fiscais e propôs o corte de gastos com cargos comissionados.

Letícia Lanz, do PSOL, chamou a atenção para a necessidade do respeito à diversidade e as diferenças. Ela propôs uma gestão voltada para o coletivo e ainda rebateu a vinculação entre estado e religião.

Fora a apresentação dos candidatos no início do debate e as considerações finais, os três blocos tiveram espaço para perguntas, réplicas e tréplicas. Não houve restrições de temas. Teve até quem se embaralhou com o microfone.

Ao mesmo tempo em que os candidatos não tinham restrições a respeito dos temas, também não havia nenhuma restrição, caso o candidato fugisse do assunto. Quando questionado o que seria o melhor para os estudantes, neste momento de pandemia, um candidato preferiu fazer críticas ao serviço 156 da prefeitura.

Diogo Furtado, do PCO, se posicionou contra a reabertura das escolas. Ele cobrou que a volta dos estudantes às aulas se baseie em testagem e vacinação em massa.

Entre os temas, os candidatos discutiram a validade do fundo partidário. A deputada Christiane Yared, do PL, se posicionou de forma favorável ao valor reservado do orçamento para financiar as eleições.

Quando o transporte coletivo ainda estava em pauta, uma das propostas citadas durante o debate foi a extinção da Urbs e a interrupção de contratos com as atuais empresas. O deputado Goura Nataraj, do PDT, pregou a função social do transporte coletivo e cobrou mais transparência para o sistema.

Goura ainda fez críticas ao valor destinado do orçamento para habitação. Eloy Casagrande, da Rede Sustentabilidade, defendeu a construção de casas modulares.

Todos os candidatos realizaram teste para covid-19 e tiveram resultado negativo. No primeiro dia de debate participaram Fernando Francischini (PSL), João Arruda (MDB), Renato Mocellin (PV), Paulo Opuszka (PT), João Guilherme (NOVO), Camila Lanes (PC do B) e Marisa Lobo (AVANTE).

O prefeito e candidato Rafael Greca (DEM) foi sorteado para a primeira etapa, mas optou por não participar. 

Reportagem: Cleverson Bravo/Felipe Harmata/Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem