Conheça a rua de Curitiba que se transformou em ponto turístico por causa das árvores coloridas; veja fotos

 Conheça a rua de Curitiba que se transformou em ponto turístico por causa das árvores coloridas; veja fotos

Fotos: Daniel Castellano

Ela viralizou nas redes sociais pelo encanto de suas árvores durante o Outono. As folhas avermelhadas que acompanham a paisagem urbana chamam atenção pela beleza incomum. Mas, apesar de ter se tornado uma atração turística para os curitibanos, a Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado tem uma história rica de homenagem a um paranaense. Aos 22 anos, ele se elegeu como o mais jovem deputado federal da legislatura de 1978. Assim, começou a construir seu nome no cenário político do Estado, no qual se destacava pela boa oratória e a atuação como advogado. Seu nome, claro, Heitor Alencar Furtado. Nasceu em 1956 e foi assassinado em 1982, quando concorria a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná e acabou morto por um policial, entre as cidades de Jandaia do Sul e Mandaguari, no norte do Estado. Em jornais da época, o homem que o matou afirmou que o disparo aconteceu por acidente. Um ano após o acontecido, o então prefeito de Curitiba Maurício Fruet, autorizou que a rua passasse a ter o nome do ex-deputado em homenagem ao trabalho e influência do político. Hoje, a avenida tem quase 6 quilômetros de extensão e fica entre os bairros Mossunguê e Campo Comprido, na capital.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo,
Lucas Basilio, da Universidade Positivo

Foto: Daniel Castellano

Se você tem redes sociais, provavelmente viu algumas fotos das árvores coloridas da Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado. Apesar de não ser novo, o cenário chamou ainda mais a atenção dos curitibanos neste ano, durante o período de pandemia. O caminho de folhas vermelhas torna a canaleta da rua uma atração turística na capital, como relata o fotojornalista Rodrigo Félix.

Mas o que poucos sabem é que a rua foi um projeto da prefeitura, idealizado pelo engenheiro florestal Roberto Salgueiro, há quase 20 anos. Na época, foram plantadas 850 mudas de árvore, na calçada da avenida, no bairro Mossunguê. A ideia inicial era de que os ônibus pudessem passar pelas árvores verdes e deixar o ambiente mais agradável. Com o tempo e o amadurecimento das folhas, o corredor passou a ficar vermelho, principalmente no outono.

Roberto Salgueiro conta que no início houve resistência para o plantio das liquedâmbares, por ela ser uma espécie exótica e que não esperava uma popularização tão grande do trecho nas redes sociais.

O engenheiro revela que é um projeto comum da prefeitura o plantio em toda cidade e o objetivo é continuar expandindo a ideia para novas ruas.

Fato é que a avenida fez sucesso entre a população, deixando a capital mais bonita. Para Rodrigo, uma urbanização mais agradável da cidade cria mais cenários para os fotógrafos capturarem momentos das pessoas e dos ambientes.

No nosso site bandnewsfmcuritba.com, você confere os registros do fotojornalista Daniel Castellano, que tirou fotos das árvores vermelhas durante as quatro estações do ano.     

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem de Lucas Basilio.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem