EsportesFutebol

Conheça os meio-campistas do Brasil na Copa do Mundo Sub-20

Andrey, Ronald, Marlon Gomes, Guilherme Biro e Matheus Martins vão em busca do hexa

 Conheça os meio-campistas do Brasil na Copa do Mundo Sub-20

Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

O Brasil vai em busca do hexacampeonato da Copa do Mundo Sub-20, a partir de domingo (21). O Penta veio em 2011, com atletas na época poucos conhecidos, porém após 12 anos, são mundialmente falados no futebol.

Veja mais:

Nomes como Casemiro e Oscar, começaram a escrever suas histórias com a camisa amarelinha após campanha de destaque na competição.

Andrey

Eleito o melhor jogador do Sul-Americano e com muitas expectativas sobre o futuro, Andrey mesmo atuando no Vasco, em 2022, pela Série B, chamou a atenção do mundo inteiro.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Mesmo jogando como volante, marcou sete gols pela Seleção Sub-20 e Vasco da Gama. Em janeiro, acertou a sua ida para o Chelsea, da Inglaterra, por 113 milhões de reais.

Andrey só poderá jogar pelo clube inglês a partir do segundo semestre do ano. O capitão do Brasil Sub-20 também já atuou pela Seleção principal, estreando de titular no amistoso contra o Marrocos. 

Ronald

O volante do Grêmio de 20 anos é experiente em competições de base com a amarelinha. Já participou de torneios Sub-15 e Sub-18.

Foto: Leonardo Benhossi/ redes sociais

A capacidade de marcação e defesa é a melhor qualidade no jogo de Ronald, mas mostra versatilidade para fazer gols. Em 10 partidas pela Seleção na temporada, marcou três vezes.

Pela camisa do tricolor, tem quatro gols em três partidas no Brasileirão Sub-20. O treinador Renato Gaúcho, aos poucos vai incorporando o jovem em treinos no time principal, e dependendo de sua atuações no Mundial, será questão de tempo para ganhar mais minutos na equipe.

Marlon Gomes

Parceiro de Andrey tanto no Vasco, quanto na Seleção, Marlon Gomes tem extrema facilidade em atacar e defender com a mesma qualidade. O meia foi peça fundamental na conquista do Sul-Americano e no retorno do Cruz-Maltino à Série A do Brasileirão. 

Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Em 2022, o meio campista foi destaque em todas as competições Sub-20 com 18 anos. Marlon vestiu a camisa do Vasco em uma partida e em apenas oito minutos deu uma assistência.

Após o passe direto para o gol, o meia nunca mais saiu do time titular. Com a saída eminente de Andrey no meio da temporada, a responsabilidade em cima de Gomes será ainda maior.

Guilherme Biro

O meia-atacante corintiano de 19 anos foi titular no torneio Sul-Americano oito das nove partidas da competição. Marcou um gol contra a Argentina e deu uma assistência.

Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

No time de Parque São Jorge, Biro é tratado como uma peça fundamental para o futuro do clube. Chegou na equipe paulista para o Sub-11 e sempre foi visto como uma jóia do clube. Em 2021, com apenas 17 anos, assinou o contrato para o elenco profissional, porém como lateral-esquerdo. 

Em jogos do Sub-20 em 2022, foi testado como meia-atacante e o resultado foi positivo, com sete gols e duas assistências em 28 jogos. Na temporada atual, Guilherme tem apenas um jogo com a camisa principal do Timão.

Matheus Martins

Matheus será o primeiro camisa 10 do Brasil em uma competição mundial após a morte de Pelé. O jovem cria da base do Fluminense, no entanto, sabe do peso da camisa, do número e de seu futebol.

Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Rápido, sem medo de avançar para cima do adversário e com boa finalização, chegou a jogar 41 partidas pela equipe principal do Flu, com seis gols e cinco assistências.

Matheus foi vendido para a Udinese (ITA) por aproximadamente 50 milhões de reais e emprestado ao Watford, da segunda divisão inglesa. Com 19 anos, tem seis jogos pelo time inglês e uma assistência. O meia foi o único atleta incluindo goleiros, laterais e zagueiros do Brasil no Mundial, que não jogou o Sul-Americano Sub-20.

Informações: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Coxa enfrenta o Novo Horizontino no interior. Tricolor encara o Rio Branco em Paranaguá