Consórcio de municípios pretende comprar 20 milhões de doses de vacinas contra covid-19

 Consórcio de municípios pretende comprar 20 milhões de doses de vacinas contra covid-19

Foto: Antonio Americo/SESA

O Consórcio de municípios pretende comprar 20 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus. O prefeito Rafael Greca participou nesta segunda-feira (22) da instauração e da primeira assembleia geral do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), iniciativa que envolve mais de 2.500 municípios para a compra de imunizantes, insumos, medicamentos e equipamentos para o combate à covid-19.

O objetivo inicial do Conectar é adquirir 20 milhões de doses de vacinas, que podem completar o Plano Nacional de Imunização até o fim do primeiro semestre. Ainda não há, contudo, uma previsão de quanto desse volume, se efetivado, vem para Curitiba. A Prefeitura tem reservados, do fundo de emergência do município, aproximadamente R$ 100 milhões para a aquisição de vacinas.

A estratégia do Conectar, ligado à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), é efetivar a compra por meio de três frentes: via consórcio Covax Facility, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); via Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); e ainda por negociação para a compra de parte das vacinas AstraZeneca que estão em estoque nos Estados Unidos.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos