Consultas públicas em escolas da rede estadual começam hoje (segunda)
Serão votadas adesões ao modelo cívico-militar e ao programa Parceiro da Escola
Foto/Crédito: Lucas Fermin/SEED
As consultas públicas nas escolas da rede estadual que vão decidir sobre a ampliação dos Colégios Cívico-Militares e a adesão de instituições ao programa Parceiro da Escola acontecem entre segunda-feira (17) e terça-feira (18).
Promovidas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), as votações ocorrem entre 08h e 22h. Podem participar das consultas, alunos maiores de 18 anos, pais ou responsáveis por estudantes matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, além de professores e funcionários das instituições que participam dos processos.
Veja mais: Mais de 5 mil escorpiões são capturados no Norte Pioneiro
Para votar, é necessária a apresentação de documento oficial com foto. A ampliação dos Colégios Cívicos-Militares é discutida em 50 escolas, distribuídas por 34 cidades e pode impactar 21,3 mil estudantes.
Onze instituições ficam em Curitiba. São elas: Bento Munhoz da Rocha; Domingos Zanlorenzi; Gabriela Mistral; Guido Straube; Ivo Zanlorenzi; João Paulo II; José Guimamães; Loureiro Fernandes; Maria Pereira Martins; e Santos Dumont.
É vetada a participação de escolas noturnas, instituições indígenas, quilombolas, de assentamentos, itinerantes, com dualidade administrativa, conveniadas com a APAE e Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens Adultos (CEEBJAs).
Veja mais: Rodovia dos Minérios: 2º lote entra na reta final
Já em relação ao projeto Parceiro da Escola, que permite a participação de iniciativa privada na gestão administrativa das escolas, a consulta pública é realizada em 96 escolas, distribuídas em 78 municípios.
Atualmente, 84 escolas paranaenses participam do projeto Parceiro da Escola. Já o modelo cívico-militar está presente em 312 instituições de ensino do estado.
Informação: Felipe Dutra






