Contra o lixo: empresas apostam em produtos reutilizáveis para promover um Carnaval sustentável

 Contra o lixo: empresas apostam em produtos reutilizáveis para promover um Carnaval sustentável

(Foto: divulgação/Econudinho)

(Foto: divulgação/Econudinho)

Empresas curitibanas apostam em iniciativas sustentáveis para o Carnaval de 2019. Entre copos e canudos reutilizáveis, fantasias recicladas e opções de maquiagens naturais também ganham destaque. Isso porque a festa que mobiliza o país atrás de trios elétricos e bloquinhos de rua, é também a responsável pela produção de milhares de quilos de lixo em todo o Brasil.

Para se ter uma ideia, no Rio de Janeiro, nas celebrações de pré-carnaval de 2019, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) coletou mais de 11 toneladas de lixo produzido pelos foliões que desfilaram nos 15 blocos em que o órgão atuou. Além de latinhas de alumínio – que normalmente são recolhidas por catadores de recicláveis – há muitos copos, canudos e garrafas de plástico.

Na contramão da tradição negativa, os copos retornáveis estão atraindo os foliões. Um dos modelos é dobrável, feito de silicone e tem uma cordinha para facilitar o transporte pendurado no pescoço. Em Curitiba, a Econudinho oferece o item. O fundador da marca, Thiago Pissaia, explica que a intenção é fomentar um consumo mais consciente.

A empresa também oferece canudos de inox e vidro, que são reutilizáveis, além de porta-lixos para carros. Outro item muito utilizado nessa época é glitter – que figura nas maquiagens, acessórios e fantasias. Ele é minúsculo, há versões com poucos milímetros de espessura e outras em pó. O item também é feito de plástico – micropartículas que tornam a reciclagem praticamente impossível. Embora ilumine a folia, o brilho da purpurina tem um fim obscuro: ela vai direto para a rede de esgoto quando é retirada com água ou simplesmente escorre pelas ruas até os bueiros.

O material pode levar até 450 anos para se decompor. Foi pensando em tudo isso que Maria Isabel Stets criou a marca de produtos de beleza naturais Amora e incluiu na gama de produtos um glitter ecológico.

Para quem quer ir além, também tem dica para fazer confete ecológico: é só recolher folhas caídas de árvores e produzir os círculos com um furador de papel.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem