CuritibaGeral

Copel começa processo de privatização de termelétricas

A usina de Araucária movida a gás é uma das usinas colocadas à venda

 Copel começa processo de privatização de termelétricas

Foto: João Valdery Gomes/Copel

A Copel iniciou processo de privatização com usinas termelétricas movidas a fonte de calor. Uma delas fica na região de Araucária, na grande Curitiba. De acordo com o comunicado da companhia, o mercado foi informado da proposta em 8 de fevereiro e já foi iniciada a fase da intenção de venda de toda a participação da Usina Termoelétrica a Gás de Araucária.

Veja mais:

A empresa é ligada ao sistema elétrico nacional e tem capacidade de 484 megawatts, onde é dona de 81% das ações. Como é movida a gás, o custo de produção é mais alto do que o das hidrelétricas, por isso ela é acionada apenas quando a produção hídrica não é o suficiente.

Atualmente, quase 60% da energia do Brasil vem da produção hídrica. A usina de Araucária está fora de operação desde fevereiro do ano passado, já que as hidrelétricas operam com 100% de capacidade. A Copel diz que não quer mais manter empresas que não trabalhem com energia limpa e renovável e que a mudança faz parte do projeto Copel 2030 que visa descarbonizar a matriz de geração.

A Copel também informou que vai devolver à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ainda nesse ano, a outorga da usina termelétrica de Figueira, no Norte Pioneiro, que é movida a carvão. De acordo com a companhia, as usinas continuarão existindo para casos de emergência, como aconteceu durante a crise hídrica, só que não serão mais controladas pelo governo.

O projeto de lei de autoria do Poder Executivo do Paraná, de venda da Copel, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná em novembro do ano passado, com 36 votos a favor e 13 votos contrários.

Informação: Francine Lopes

Avatar

Giovanna Retcheski

Asfalto da Linha Verde vai ser substituído em novo trecho

Asfalto da Linha Verde vai ser substituído em novo trecho

Intervenção segue entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e a Marechal Otávio Saldanha Mazza

Viagens para o Rio Grande do Sul são suspensas

Viagens para o Rio Grande do Sul são suspensas

Rodoviária orienta que passageiros entrem em contato com as empresas

Ações de Maio Amarelo começam na segunda-feira (06)

Ações de Maio Amarelo começam na segunda-feira (06)

Iniciativa busca educar população sobre canaletas exclusivas para ônibus