Cortes de verbas da Educação podem afetar andamento de pesquisas sobre Alzheimer e Parkinson

 Cortes de verbas da Educação podem afetar andamento de pesquisas sobre Alzheimer e Parkinson

Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

Os cortes promovidos pelo Ministério da Educação (MEC) podem prejudicar pesquisas em andamento na Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre doenças psiquiátricas e neurológicas. A instituição alega que a maior parte dos custos de manutenção do Biotério Central são considerados não- obrigatórios. À exceção de uma veterinária do quadro de funcionários, todos os outros custos são considerados não discricionários – portanto, sujeitos ao contingenciamento de 30% imposto pelo governo federal.

É no Biotério Central que acontecem pesquisas sobre as doenças de Alzheimer e Parkinson. O laboratório também é responsável por estudos sobre dores crônicas, depressão, distúrbios do sono, transtorno de ansiedade e estresse pós-traumático, além de pesquisar sobre aprendizagem, memória e dependência química, como cocaína e crack.

Aberto em 1982, o Biotério Central é responsável por cerca de 25% de toda a produção científica do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Nos últimos cinco anos, segundo a instituição, foram publicadas 500 pesquisas a partir do uso de ratos e camundongos em revistas nacionais e internacionais. Os estudos abordam as áreas de Fisioterapia, Patologia, Fisiologia, Farmacologia, Bioquímica, Biologia celular e Anatomia.

Entre os resultados alcançados por pesquisas feitas no Biotério Central, a UFPR destaca um modelo de alterações de sono na doença de Parkinson. O estudo passou a ser utilizado por pesquisadores de várias regiões do mundo para estudar a interferência de medicamentos. Os cientistas da Universidade também comprovaram a eficácia de remédios para memória, Alzheimer, Parkinson, transtornos do sono e doenças de pele.

Os cortes aplicados pelo MEC impõem à Universidade Federal do Paraná perdas de mais de R$ 48 milhões. O contingenciamento bloqueou 30% do orçamento das verbas de custeio. O corte atinge diretamente gastos com despesas ordinárias como consumo de água e energia elétrica, contratos com funcionários e empresas terceirizadas e os restaurantes universitários.

Reportagem: Angelo Sfair

Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem