Covid-19: 80% dos esgotos de Curitiba apresentam altas taxas de concentração do coronavírus

 Covid-19: 80% dos esgotos de Curitiba apresentam altas taxas de concentração do coronavírus

Foto: Everson Bressan/SMCS (arquivo)

00267916
Foto: Everson Bressan/SMCS (arquivo)

O primeiro boletim do ano da Rede Monitoramento COVID Esgotos aponta que Curitiba registrou a segunda maior carga de coronavírus entre seis capitais brasileiras. Apenas o Rio de Janeiro apresentou resultados piores. Diferentemente de cidades como Belo Horizonte e Brasília, que viram a incidência do vírus causador da covid-19 diminuir, Curitiba registrou aumento nas cargas virais observadas nas últimas quatro semanas. Na segunda semana de maio, foram registradas por dia mais de 12 trilhões de cópias de coronavírus no esgoto curitibano, o que é considerado um patamar elevado.

Em entrevista à BandNews FM, o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, Flávio Tröger, explica que a coleta é feita pelos próprios prestadores de serviço locais e a análise é feita em laboratórios credenciados. Segundo ele, os resultados devem ser analisados em um contexto mais amplo pelas autoridades sanitárias de cada municípios:

Segundo o superintendente, 80% dos pontos de esgoto observados em Curitiba apresentaram uma carga viral superior à média do estudo. O resultado é um alerta de que existem concentrações elevadas de coronavírus em algumas regiões da capital:

O estudo é coordenado pela ANA, a Agência Nacional de Águas e Saneamento, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), universidades parceiras e companhias locais de saneamento. Em Curitiba, com apoio da Sanepar e da UFPR, a agência monitora cinco estações de tratamento de esgoto (Belém, Padilha Sul, CIC Xisto, Santa Quitéria e Atuba Sul).

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos