Covid-19: após recorde, Curitiba zera estoque e espera retomar vacina por idade na terça-feira

 Covid-19: após recorde, Curitiba zera estoque e espera retomar vacina por idade na terça-feira

Foto: Jonathan Campos/AEN

Após bater o recorde de vacinação contra a covid-19, no último sábado, com mais de 31 mil aplicações, Curitiba espera retomar a campanha por idade a partir de amanhã (6). Sem doses suficientes para dar sequência à imunização, a capital suspendeu as ações no domingo e na segunda-feira.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, no sábado, foram vacinadas 60 pessoas por minuto. Os dados reforçam a capacidade de aplicar rapidamente as doses, sendo o único gargalo a escassez de imunizantes.

Nesta segunda-feira (5), são vacinados com a primeira dose apenas os profissionais da saúde com atendimento agendado. As ações se concentram no pavilhão do Parque Barigui. A campanha geral de vacinação contra a covid-19 por idade deve ser retomada amanhã (6), a depender da chegada de um novo lote. Na última etapa, foram imunizados os curitibanos com 44 e 43 anos completos. A expectativa é vacinar toda a população acima de 18 anos até o final de setembro.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba avaliou de forma positiva o mutirão da vacinação contra a covid-19 deste final de semana. A prefeitura esperava aplicar a dose em aproximadamente 32 mil pessoas nos 18 pontos de vacinação espalhados pela capital. Foram aplicadas exatamente 31.323 doses.

A prefeitura reforça que o avanço do cronograma de imunização depende diretamente da capacidade do Ministério da Saúde repassar as doses para os estados. E, também, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, responsável por separar e distribuir os lotes para as 22 regionais de Saúde, que atendem os 399 municípios do Paraná.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos