ParanáGeral

Covid-19: bivalente é disponibilizada para todos grupos prioritários

Medida atende recomendação do Ministério da Saúde diante da baixa procura

 Covid-19: bivalente é disponibilizada para todos grupos prioritários

Pedro Ribas / SMCS

Após quase um mês de campanha, apenas 20% das vacinas bivalentes contra a Covid-19 foram aplicadas no Paraná. Desde o final de fevereiro o estado recebeu pouco mais de 1 milhão de doses do imunizante da Pfizer/BioNTech.

Diante da baixa procura, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) passou a recomendar a vacinação para todos os grupos prioritários em locais onde há doses disponíveis. A orientação segue recomendação do Ministério da Saúde.

Inicialmente, o governo federal determinava que as doses de bivalente deveriam ser aplicadas de maneira escalonada – concluindo um grupo para iniciar a vacinação em outro.

Agora, segundo o documento, considerando a entrega oportuna dos imunobiológicos pelos fornecedores e a capacidade operacional de distribuição de doses aos estados, o Ministério recomenda a aplicação para todos os contemplados dentro dos grupos prioritários, sem escalonamento.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários incluem idosos acima de 60 anos, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência a partir de 12 anos e trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos (também a partir de 12 anos), indígenas, ribeirinhos e quilombolas (acima de 12 anos), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários dessas unidades.

Segundo a Sesa, para atender toda a população elencada como prioritária, o Paraná precisa de 2,6 milhões de doses. Destas, cerca de 1 milhão já foram entregues e distribuídas.

Agora, o Estado aguarda o envio de mais 1,5 milhão de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Por Leonardo Gomes.

Avatar

leonardo.gomes

Vigilante suspeito de desaparecimento de adolescente se entrega

Vigilante suspeito de desaparecimento de adolescente se entrega

Marcos Vagner foi à delegacia a 440 km do lugar em que a jovem desapareceu

Paraná tem alta de 500% nos casos de coqueluche

Paraná tem alta de 500% nos casos de coqueluche

SESA alerta para importância da vacinação

Com sol, Curitiba tem máxima de 23ºC nesta terça

Com sol, Curitiba tem máxima de 23ºC nesta terça

No estado, área de instabilidade se concentra entre oeste, sudoeste e centro-sul