Covid-19: com queda nas infecções e avanço na vacinação, fila de espera por leitos cai no Paraná

 Covid-19: com queda nas infecções e avanço na vacinação, fila de espera por leitos cai no Paraná

Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

A fila de espera por leitos para covid-19 no Paraná tem 95 pessoas, segundo o Portal da Transparência da Secretaria de Estado da Saúde. Metade dos pacientes que aguardam transferência para unidades hospitalares está em Curitiba e região metropolitana. A maior demanda é por leitos clínicos. Segundo a pasta, a espera por vagas em unidades de terapia intensiva tem 16 pessoas nesta segunda-feira (12).

A queda na fila de espera por leitos para covid-19 pode ser explicada não só pelo avanço da campanha de vacinação, mas pelo menor número de infecções no período. O Paraná alcançou ontem (domingo, 11) a menor média móvel de novos casos de coronavírus de 2021. O número ainda é alto: diariamente, 1.854 novos doentes são diagnosticados. No entanto, o indicador representa uma queda de 51% na comparação com a média móvel registrada 14 dias antes.

A queda é ainda maior se comparada ao pico do final de maio e início de junho, quando a média móvel superou a marca de 7 mil diagnósticos diários. Apesar do recorde recente de infectados, a mortalidade caiu, na comparação com o pico anterior, registrado entre fevereiro e março. Essa é a evidência mais forte da eficácia da campanha de vacinação, que pode ter freado o aumento dos óbitos, apesar do grande número de contaminados.

Atualmente, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a média de idade das vítimas da covid-19 é quase 65 anos. No início de março, a média era de 69 anos de idade. Ou seja, considerando que os idosos começaram a ser imunizados antes, a diminuição de quatro anos na mediana de idade dos mortos é outra evidência da eficácia das vacinas, que evitam casos graves e óbitos.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos