Covid-19: Paraná tem registros de 24 variantes do coronavírus desde o início da pandemia

 Covid-19: Paraná tem registros de 24 variantes do coronavírus desde o início da pandemia

(Foto: divulgação/UnsPlash)

Sequenciamentos genômicos realizados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e pela Funed (Fundação Ezequiel Dias) confirmam o registro de 24 linhagens do coronavírus no Paraná desde o início da pandemia da covid-19. Entre elas, variantes de preocupação, com a gama e a delta.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria de Estado da Saúde. O Paraná não tem laboratórios capazes de realizar esse sequenciamento. Por isso, testes RT-PCR positivos são enviados quinzenalmente para os institutos de referência indicados pelo Ministério da Saúde.

O Laboratório Central do Estado faz essa seleção de forma randômica, cumprindo critérios técnicos, para que as análises representem um recorte da realidade. Desde o início dos sequenciamentos genômicos, 925 amostras foram enviadas, das quais 599 tiveram os resultados completamente processados. Outras 326 amostras seguem em investigação.

Com os dados já analisados pelos laboratórios de referência, a Secretaria de Estado da Saúde acredita que, no Paraná, predomina a variante gama, a P.1, também conhecida como variante amazônica porque foi identificada inicialmente em Manaus. Essa cepa responde por 536 amostras analisadas. Na sequência, aparecem as variantes P.2, identificada em 92 exames, e B.1.1.28, com 78 testes, outras variantes identificadas inicialmente no Brasil.

Ente as variantes de preocupação identificadas inicialmente no exterior, também há casos da variante inglesa (B.1.1.17), além dos dois casos mais recentes da variante indiana (delta).

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos