Covid-19: saiba como tratar reações adversas provocadas pela vacina

 Covid-19: saiba como tratar reações adversas provocadas pela vacina

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Pessoas vacinadas contra a Covid-19 têm relatado reações adversas. No entanto, as mais comuns atingem apenas 10% dos vacinados, segundo os órgãos de saúde pública. Entre os sintomas registrados estão: dor no local da aplicação, dores de cabeça ou musculares e, também, febre. Para especialistas, esses sintomas podem significar algo bom: que a vacina mostrou efeito no organismo.

A infectologista Marion Burger, da Secretaria Municipal da Saúde, recomenda o uso de compressas frias para casos de inchaço ou vermelhidão.

A orientação para buscar atendimento médico é apenas caso os sintomas persistam por mais de 24 horas.

Além disso, em todo o país, há casos de pessoas que tomaram a primeira dose da vacina de um determinado fabricante e, a segunda dose, de outro. Segundo a infectologista, não há confirmação de problemas de saúde causados por isso. No entanto, também não há evidências de que a pessoa possa estar imunizada dessa maneira.

Para evitar isso, o ideal é que a carteirinha de vacinas seja guardada e levada ao ponto de vacinação para aplicação da segunda dose.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos