NacionalGeral

Covid-19: vacina para crianças entra no Calendário Nacional

Atualmente, apenas 5,5% da população de 6 meses a 3 anos tomou as doses recomendadas

 Covid-19: vacina para crianças entra no Calendário Nacional

Foto: Gilson Abreu/AEN

A imunização contra a Covid-19 entrou oficialmente no Calendário Nacional de Vacinação neste ano e as crianças são o público-alvo, assim como idosos e grupos considerados prioritários. Atualmente, apenas 5,5% da população de 6 meses a 3 anos tomou as três doses recomendadas.

Já entre meninas e meninos de 3 a 4 anos, a cobertura vacinal é de 5,7%. Conforme o Ministério da Saúde, as crianças não estão isentas das formas graves e letais da doença, como a síndrome respiratória aguda grave e a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica.

Entre janeiro e agosto de 2023, em todo País foram registrados 3.441 casos e 84 óbitos decorrentes da síndrome respiratória aguda grave por Covid-19 na população menor de um ano.

Para o infectologista e vice-diretor de Assistência e Ensino do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio, os índices ideais de cobertura vacinal são acima dos 90%.

Veja mais:

A imunização é um importante aliado na proteção de sequelas da infecção, chamada de ‘Covid longa’, que é caracterizada por qualquer sintoma persistente após três meses da infecção. Associados a esse quadro, podem surgir outros problemas sérios. O especialista detalha os efeitos colaterais.

A vacina contra a Covid-19 já está disponível gratuitamente no SUS para toda população acima de seis meses. Para crianças menores de 5 anos, o Ministério da Saúde informa que o esquema vacinal é composto por três doses.

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

Jessica de Holanda

Veja os horários para enxergar a Estação Espacial

Veja os horários para enxergar a Estação Espacial

Estação é ofuscada pelo sol durante o dia e não é iluminada à noite