Crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos podem ser vacinados contra a covid-19 a partir de outubro no Paraná

 Crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos podem ser vacinados contra a covid-19 a partir de outubro no Paraná

Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Paraná deve começar a vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos contra a covid-19 em outubro deste ano. Essa é a expectativa do governo, ao anunciar hoje (terça,17) a marca de 80% da população adulta vacinada com a primeira dose (D1) ou dose única (DU).

De acordo com o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), esse grupo é formado atualmente por 7.036.789 pessoas de uma população vacinável estimada em 8.720.953, ou seja, 80,6% daqueles com mais de 18 anos no Estado. Ainda segundo a ferramenta vinculada ao Ministério da Saúde, 6.719.256 pessoas receberam a dose 1 (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer) e outras 317.533 foram vacinadas com a dose única –  exclusivas da Janssen. Em entrevista à BandNews FM, o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, destacou que, a princípio, somente as doses da Pfizer podem ser utilizadas para imunizar menores de 18 anos.

No entanto, novos estudos podem resultar na autorização do uso de outro imunizante.

Ainda de acordo com o governo estadual, 25% da população adulta do Paraná também recebeu a segunda dose da vacina e está, portanto, com o protocolo de imunização completo. O secretário reforçou a importância de garantir as duas aplicações para que as vacinas sejam eficazes.

A discussão sobre a aplicação de uma possível terceira dose ou da vacinação anual contra a covid-19 também está em andamento.

Durante o anúncio dos números de vacinados, o governador do Paraná, Ratinho Junior, afirmou que o estado começa a avançar no planejamento para o retorno de eventos com público, como shows musicais e partidas de futebol. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos