Curitiba antecipa segunda dose de mais grupos; confira quem poderá se vacinar nesta sexta

 Curitiba antecipa segunda dose de mais grupos; confira quem poderá se vacinar nesta sexta

Foto: Ari Dias/AEN

Curitiba antecipa, nesta sexta-feira (20), a segunda dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer para as pessoas com 59 e 58 anos imunizadas com primeira aplicação em 7 de junho. Também será antecipada a vacinação para as pessoas de 57 anos vacinadas em 8 de junho, pessoas que fizeram a primeira aplicação da Coronavac nos dias 24 e 26 de julho e aquelas que receberam a primeira dose de AstraZeneca e Pfizer em 25, 26, 27 e 28 de maio. Para aqueles com 59, 58 e 57 anos que tomaram as vacinas no período de repescagem não haverá antecipação da segunda dose nesta sexta.

Os grupos que tiveram a imunização antecipada já estão sendo convocados por mensagem pelo aplicativo Saúde Já, que deverá ser apresentada na hora da vacinação. Aqueles que não receberam a mensagem não terão a segunda dose antecipada para esta sexta-feira.

Com isso, devem seguir a data já agendada anteriormente. Caso a pessoa seja convocada e não consiga comparecer nesta sexta, poderá tomar a vacina em outra data em que aconteça aplicação de segunda dose.

A estimativa da Prefeitura da capital é que 23 mil e 800 pessoas finalizem o esquema vacinal recebendo a segunda dose nesta sexta-feira. Serão 10 mil e 700 pessoas que terão a segunda dose antecipada e outras 13 mil 165 que seguirão o cronograma planejado. A antecipação foi decidida pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde. Um levantamento feito pelo Centro de Epidemiologia mostrou que esse grupo é hoje o mais vulnerável para o agravamento da Covid-19, tendo maior número de internamentos e mortes.

O cenário, segundo a Secretaria, pode estar relacionado à circulação de variantes, como a Delta, e também ao fato de as pessoas mais idosas já estarem com o ciclo de imunização completo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos