Curitiba avança na vacinação de adolescentes, mas adia segunda dose do grupo

 Curitiba avança na vacinação de adolescentes, mas adia segunda dose do grupo

Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Curitiba avança na imunização de adolescentes e vacina os nascidos no primeiro semestre de 2007, nesta sexta-feira (22). Este é o segundo novo grupo da semana, os nascidos em 2006 receberam a dose anticovid nesta quinta-feira (21).

No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde adiou a aplicação da segunda dose para os adolescentes de 2003, 2004 e 2005, que receberam a primeira aplicação no dia 02 de outubro. Pelo aplicativo Saúde Já, eles deveriam receber o reforço no dia 29 de novembro, mas a data foi alterada para 22 de dezembro.

O possível atraso entre doses preocupa os especialistas. O médico infectologista, Marcelo Ducroquet, destaca que é fundamental respeitar o intervalo estabelecido pelos fabricantes.

Ele reforça que, mesmo em atraso, é essencial completar o esquema vacinal.

Questionada pela reportagem, a Secretaria afirmou, por meio de nota, que quando o grupo recebeu a primeira aplicação, a orientação do Ministério da Saúde era reduzir o intervalo entre doses para oito semanas. No entanto, segundo a Secretaria, o repasse das vacinas não acompanhou a previsão. Por isso, a data foi alterada. A Secretaria também pontuou que pode voltar a antecipar, dependendo dos repasses.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos