Curitiba e Londrina trocam vacinas para evitar paralisação da segunda dose no interior do PR

 Curitiba e Londrina trocam vacinas para evitar paralisação da segunda dose no interior do PR

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

As prefeituras de Curitiba e Londrina trocaram 4.440 doses de vacina. O município do norte do Paraná constatou a falta do imunizante CoronaVac para completar o esquema vacinal daqueles que já haviam recebido a primeira dose. Por isso, solicitou uma permuta à Secretaria Municipal da Saúde da capital, que recebeu o mesmo quantitativo de doses da vacina da Astrazeneca. O assunto foi levantado pela Comissão Especial de Vacinação contra a Covid-19 da Assembleia Legislativas.

A permuta não configura uma irregularidade ou ilegalidade, mas por se tratar de um caso incomum, pedidos de informações foram encaminhados pela Alep às duas prefeituras. // Em nota, a Prefeitura de Curitiba explicou que no início de maio, para não interromper a aplicação da segunda dose do imunizante CoronaVac, a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina entrou em contato solicitando à Curitiba a permuta por vacinas da Astrazeneca.

No momento do pedido, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba já havia cumprido o esquema vacinal dos grupos imunizados com CoronaVac. Além disso, não havia doses remanescentes suficientes para abrir a vacinação para um novo grupo. Ponderando esses dois fatos, a prefeitura da capital concordou com a permuta de 4.440 doses por entender que a troca seria benéfica para o município de Londrina, sem prejudicar Curitiba.

Por fim, a Prefeitura de Curitiba informou que o remanejamento de vacinas entre as secretarias municipais de saúde foi registrado e oficializado no Sistema de Informação de Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos