CuritibaEconomia

Curitiba e RMC têm alta de 3,12% na inflação

Índice se refere ao comportamento dos preços nos últimos 12 meses

 Curitiba e RMC têm alta de 3,12% na inflação

Foto: Geraldo Bubniak/ AEN

Puxado pela variação de preços de alimentos e bebidas, Curitiba e região metropolitana registraram alta de 3,12% na inflação dos últimos 12 meses. Apesar de significativo, o índice ficou abaixo da média nacional, que foi de 4,65% no mesmo período.

Veja mais:

A única capital que registrou índice menor do que o apontado em Curitiba entre abril de 2022 e março de 2023 foi Goiânia, com variação de 3,08% em 12 meses. Os dados são do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgado nesta terça-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além do índice geral, a RMC registrou oscilações menores do que a média brasileira nos principais setores da economia. Enquanto o IPCA de alimentos e bebidas subiu 7,2% no Brasil nos últimos 12 meses, na RMC essa variação foi de 6,7%.

A alimentação fora de casa ficou 8% mais cara em média no País, enquanto na RMC a média foi menor que 5%. O diretor de Estatística do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Daniel Nojima, explica que no período mais agudo de inflação, até meados do ano passado, outros fatores impactaram na alta dos preços.

O levantamento aponta ainda que a Região Metropolitana de Curitiba registrou deflação (recuo no preço) em diversos setores. Os combustíveis reduziram 20% na RMC, ante queda de 10% no País.

A energia elétrica residencial caiu 29% na RMC, enquanto que no Brasil a retração foi de 16%. O IPCA, que mede a inflação oficial, fechou 2022 em 5,26% em Curitiba, bem abaixo do acumulado em 2021, medido em 12,73%.

Foto: Roberto Dziura Jr/ AEN

O IPCA acumulado no ano passado na capital paranaense também foi menor do que a média nacional, de 5,79%. Daniel Nojima observa que há uma continuidade na queda da inflação de alimentos desde o segundo semestre do ano passado e que prossegue neste início de ano.

A variação nos preços dos produtos medidos pelo IPCA na Região Metropolitana de Curitiba segue uma tendência de redução também verificada em outros municípios paranaenses.

O Ipardes divulgou na terça-feira uma deflação de 0,04% no IPR, Índice de Preços Regional do Paraná – Alimentos e Bebidas, que mede o preço dos principais produtos da cesta nas seis maiores cidades do Estado.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Frederico Machado

Primeiro parque de Curitiba, Passeio Público completa 138 anos

Primeiro parque de Curitiba, Passeio Público completa 138 anos

Espaço também foi primeiro zoológico de Curitiba, com animais como búfalo branco

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

O projeto também facilitou a criação do título para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Curitiba ganha coworking de inovação em educação

Curitiba ganha coworking de inovação em educação

O espaço está instalado em Curitiba na Universidade Livre do Professor, na CIC

Campanha Maio Amarelo terá abordagens em canaletas

Campanha Maio Amarelo terá abordagens em canaletas

Vias exclusivas para ônibus tiveram alta de 51% no número de acidentes