ParanáCidades

Curitiba está entre as 10 melhores cidades para empreender

No Paraná, mais cinco cidades compõe a lista do Índice de Cidades Empreendedoras

 Curitiba está entre as 10 melhores cidades para empreender

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Curitiba está entre as 10 cidades com melhores condições para empreender em todo o Brasil, em 2023. No Paraná, além da capital que ocupa a sétima colocação, mais cinco cidades compõem a lista.

Veja mais:

Maringá (20º), Londrina (23º), São José dos Pinhais (26º), Cascavel (30º) e Ponta Grossa (50º). Ou seja, seis cidades paranaense estão entre as 50 com melhores condições para empreender no país. O dado é do relatório produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão vinculado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. 

Marcelo Rangel, secretário de estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, considera o ranking positivo para o estado. E comenta que o empreendedorismo está ligado à inovação.

Chamado de Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), o ranking existe desde 2014 e leva em consideração sete indicadores determinantes. São eles: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Primeira cidade paranaense no ranking, Curitiba se destaca, principalmente, pelo critério de Acesso à Capital (dinheiro).

Foto: divulgação/ Prefeitura de Maringá

De acordo com o ICE, este é um dos principais motivos para empreendedores se arriscarem em novas oportunidades. Rangel conta que em breve o estado vai anunciar o ICMS tecnológico como incentivo.

Maringá e Londrina, nas regiões Noroeste e Norte do Paraná, que estão próximas no ranking nacional, possuem um nível equilibrado de pontuação entre os indicadores. Com destaque para o crescimento de Maringá, que subiu 10 posições em relação ao estudo de 2022.

Outra cidade que subiu no ICE foi São José dos Pinhais, que subiu 12 posições. Crescimento puxado principalmente pelo indicador Ambiente Regulatório, ou seja, onde se gasta menos tempo com questões burocráticas. Indicador destacado também na cidade de Cascavel.

Foto: José Fernando Ogura/ AEN

Nos Campos Gerais, Ponta Grossa, é a 4ª colocada no indicador Infraestrutura, que leva em consideração as redes de transporte disponíveis e as condições urbanas mais adequadas ao desenvolvimento de negócios. Na sétima edição, o trabalho analisa 101 cidades mais populosas do Brasil.

O ICE serve como um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos, organizações e também é uma fonte de consulta para empreendedores que desejam expandir os seus negócios para ambientes mais favoráveis.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Frederico Machado

Sexta-feira é marcada por nebulosidade no Paraná

Sexta-feira é marcada por nebulosidade no Paraná

Apesar da presença de nuvens, maior parte do estado tem tempo firme

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)