Curitiba faz busca ativa de passageiros recém-chegados do exterior para prevenir a entrada da variante Ômicron na cidade

 Curitiba faz busca ativa de passageiros recém-chegados do exterior para prevenir a entrada da variante Ômicron na cidade

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Passageiros vindos do exterior devem permanecer em quarentena por 14 dias. Esta é a orientação da Secretaria de Saúde de Curitiba diante da disseminação da mais nova variante do coronavírus: Ômicron. Segundo a secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak, o alerta se estende a quem desembarcou na capital nos últimos sete dias, vindos de outros países, principalmente das regiões com recomendação de restrição pela Anvisa, em razão da circulação da variante.

As dez localidades apontadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária são África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia. Conforme a secretária, as equipes de vigilância do município monitoram as condições de saúde desses viajantes. Eles serão submetidos a exames de Covid-19 durante a quarentena.

Quem teve contato com os passageiros também será submetido à testagem. A Central da Prefeitura atende todos os dias, das oito da manhã às oito da noite, pelo telefone 41- 3350-9000. Até o momento nenhum caso da variante foi detectado no Brasil. Um passageiro que viajou para a África do Sul e desembarcou no final de semana em São Paulo positivou para o coronavírus e está isolado. O caso é acompanhado pelo Ministério da Saúde que espera a confirmação da presença da Ômicron ou não.

Reportagem: Cleverson Bravo/Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos