Curitiba permanece em bandeira laranja e acata restrições estaduais

 Curitiba permanece em bandeira laranja e acata restrições estaduais

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Prefeitura anunciou que vai manter as determinações estabelecidas pela bandeira laranja de restrição aos serviços, nesta semana, aqui em Curitiba. O município ainda vai seguir as regras definidas pelo decreto do Governo do Estado, nesta sexta-feira (26). No entanto, pelo documento definido pela Prefeitura, algumas restrições impostas na capital não chegaram a ser implantadas no restante do Paraná. Com isso, Curitiba afirma que “em itens em que, eventualmente, houver divergência entre os decretos estadual e municipal, será aplicada a regra mais restritiva que conste em qualquer um dos dois documentos”.

Desse modo, a capital vai manter as delimitações previstas aos domingos, por exemplo, com o fechamento de feiras e supermercados. As padarias e panificadoras podem receber os clientes aos domingos, mas o consumo no local é proibido. Pela lei seca, a venda de bebida alcoólica deve ser interrompida após às oito da noite. Ainda aos domingos, feiras e supermercados só podem atender os clientes na modalidade delivery, também com a lei seca após às oito da noite. O prefeito Rafael Greca reforça a necessidade da restrição dos serviços.

Entre as atividades não essenciais com veto de funcionamento, aqui em Curitiba, estão, por exemplo, os shopping centers, bares, comércio de rua, galerias e centros comerciais, salões de beleza e barbearias, cinema, teatro, circo, casas noturnas, parques temáticos e infantis, museus, casas de eventos e recepção. O transporte público da capital vai funcionar com ocupação máxima dos veículos em 70%. Com as restrições de circulação a partir das oito da noite, a Urbs vai avaliar a adaptação de horários das linhas no começo da semana, de acordo com a demanda.

Os serviços de hotelaria não podem operar com mais de 50% da capacidade. Nos parques e praças é permitida a prática de atividades individuais, com uso de máscaras, sem contato físico entre as pessoas e mantendo o distanciamento. Além de farmácias, hospitais e postos de combustíveis, também são serviços essenciais, por exemplo, serviços de pagamento, de crédito e de saque das instituições supervisionadas pelo Banco Central, inclusive unidades lotéricas; setores industrial e da construção civil, em geral; serviços de manutenção, assistência e comercialização de peças de veículo automotor ou bicicleta.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos

Paraná confirma 23 mortes pela covid-19

Paraná confirma 23 mortes pela covid-19

O estado já registrou 42.700 casos da doença

Covid-19: Curitiba confirma 114 casos e uma morte

Covid-19: Curitiba confirma 114 casos e uma morte

Morte ocorreu no início do mês de fevereiro e estava em investigação