Curitiba realiza novo teste de delivery com drone; entenda
Apresentação foi feita no 2º dia do Smart City Expo 2025
Foto: Bandnews
Duas operadoras de logística passam a integrar o projeto de entregas por drones em Curitiba: os Correios e a startup Speedbird. A apresentação foi feita nesta quarta-feira (26), durante o Smart City Expo 2025. O projeto é fruto de um acordo entre Vale do Pinhão e a Atech, empresa do Grupo Embraer especializada em aplicações voltadas ao controle do espaço aéreo.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, explica que o teste cumpre um dos principais objetivos da capital paranaense: apoiar grandes inovações.
A capital paranaense foi escolhida pela proximidade com a unidade responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul, o Cindacta II. O acordo, entre o município e a empresa da Embraer, prevê testes práticos para o desenvolvimento de um sistema de ‘aerovias’.
O CEO da Atech, Rodrigo Persico, detalha que um programa em desenvolvimento será o responsável por tornar realidade o serviço de delivery com o uso de drones no Brasil.
Nesta etapa do projeto, os Correios e a startup Speedbird vão contribuir com informações para a construção do sistema de controle aéreo. As duas empresas vão auxiliar nas questões técnicas da cidade, indicando quais bairros poderão receber os testes. O superintendente dos Correios do Paraná, Marcos Paulo da Silva Paim, explica que a operacionalização do serviço está sendo debatida internamente.
Os testes serão feitos com drones que podem voar além do alcance visual do piloto e vão acontecer em diferentes condições climáticas e em áreas urbanas distintas, como edifícios, áreas verdes e redes elétricas. Com o resultado das avaliações será possível criar uma regulamentação e permitir que o serviço seja viável em todo o País.
Reportagem: Mirian Villa






