Curitiba registra alta de 13% em casos ativos, em maio

 Curitiba registra alta de 13% em casos ativos, em maio

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Curitiba registrou aumento de 13% nos casos ativos da Covid-19, no período de um mês segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. Nesta segunda-feira são 7 mil 968 pessoas com potencial de transmissão do vírus. No dia 17 de abril, a capital paranaense registrava 6 mil 957 casos ativos, seguindo tendência de queda após medidas mais restritivas.

Para o médico cardiologista Paulo Negreiros, que atua na UTI Covid-19, o aumento dos casos ativos está diretamente ligado à flexibilização das medidas restritivas.

Outro indicador da pandemia é a fila de espera por um leito hospitalar. No Paraná, a fila apresentou aumento de 105%, em maio. Ela passou de 310 pessoas, no dia 1º, para 656 pessoas no aguardo por atendimento, nesta segunda-feira (17). Um mês atrás, no dia 17 de abril, 316 esperavam por um leito. O médico acredita que um lockdown é a melhor medida do ponto de vista da saúde pública. No entanto, ele acredita que economicamente o modelo não é viável.

A busca maior volta a ser por um leito de Unidade de Terapia Intensiva, com 345 pessoas. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 95% e dos leitos de enfermaria está em 75%. A situação mais crítica é da macrorregião leste, com 96%.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos