Curitiba tem mais de 400 processos administrativos em Dívida Ativa

 Curitiba tem mais de 400 processos administrativos em Dívida Ativa

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Mais de 420 processos relacionados ao não pagamento de multas por não cumprimento das medidas de restrição de Curitiba foram para dívida ativa da cidade. Essas multas são relacionadas a quem não usou máscara, participou de aglomerações, promoveu eventos de massa ou não cumpriu qualquer uma das medidas estabelecidas. O cidadão ou a empresa é colocado na Dívida Ativa depois de um processo administrativo, onde cabem recursos e defesas.

As dívidas são registradas no CPF ou CNPJ do devedor. Entra para a dívida ativa aqueles que não pagaram as multas em momento algum. Durante o processo, é possível quitar as dívidas utilizando ou não os recursos disponíveis em lei.

De acordo com a Prefeitura, a soma dessas multas chega a mais de 4 milhões de reais. Outros 32 autos de infração foram pagos de forma espontânea pelos infratores, ou seja, sem apresentação de defesa e recurso. São R$ 75 mil reais em multas já quitadas.

Segundo a assessora especial da Prefeitura, Cibele Fernandes Dias, as dívidas ativas também podem estar relacionadas ao não pagamento de tributos, por exemplo.

Essas dívidas significam que essas pessoas possuem pendências com a Fazenda Pública, seja ela federal, estadual ou municipal.

De acordo com a Prefeitura, quando o cidadão é inscrito em Dívida Ativa, não há previsão em lei para desconto do pagamento à vista ou parcelado. Como consequência da ação judicial pode haver penhora e arresto de bens, que poderão ir a leilão judicial. Poderá ainda ocorrer penhora em dinheiro na conta bancária. O contribuinte está sujeito até a perder, por leilão, o chamado “bem de família”, isto é, o imóvel onde mora.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos